quinta-feira, 31 de julho de 2014

Interwie with... ‘Quarteto de Linha’ – Por Krisna Aquino


Não poderia escolher outro grupo de samba de Natal para minha primeira entrevista no Ponto Zzero! Como amiga e fã destes meninos, tenho a honra de mostrar um pouquinho da história do Quarteto Linha!


Krisna – Como foi o início e trajetória do grupo?
QL -
O Quarteto Linha surgiu em Natal (RN) em 2007 com a proposta de fazer um samba que agregasse elementos musicais do nordeste brasileiro e as tendências da cultura pop universal.

Com essa levada o grupo vem conquistando o seu espaço em um mercado tão consumidor de outro ritmo bem popular na região: o forró. Formado por quatro integrantes apaixonados pela música brasileira, as influências do grupo vão além de grandes nomes do samba, como Cartola, Noel Rosa e Nelson Cavaquinho. Some-se a esses, ícones da música nordestina, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Sivuca, além de personalidades da cultura brega, como Reginaldo Rossi e Alípio Martins.

É com esse tempero de regionalismo que o Quarteto Linha leva o seu samba reinventado aos mais distintos públicos pelo Brasil afora. Pelas palavras dos integrantes, “nosso samba tem a cara do Nordeste, o samba da praia, o samba despreocupado e cheio de ginga". Apesar de o Quarteto Linha ter se formado somente em 2007, muito antes disso, em meados da década de 90, os integrantes João Koerig e Stenio já tocavam na noite natalense, em outro grupo de samba e pagode. Em 2004, neste mesmo grupo, entraram Ayrton Neto e Alex Amorim, que também já tocavam em outras bandas.

Era uma questão de tempo para o projeto “Quarteto Linha” ser colocado em prática. E assim o fizeram, em 2007, numa empreitada que para muitos parecia loucura: promover um movimento de redescoberta do samba na cidade de Natal, a exemplo do que se vê no bairro carioca da Lapa. A julgar pela receptividade do público natalense, as impressões são as melhores possíveis, uma vez que o repertório do grupo atrai diversas faixas etárias, dos avós aos netos.

E essa receptividade, segundo João Koerig, não apenas faz a apresentação fluir, mas também abre espaço para que seja mostrado o trabalho autoral do grupo, que já abriu shows de grandes nomes do samba, tais como Demônios da Garoa, Velha Guarda da Portela, Casuarina e Diogo Nogueira. O Quarteto Linha foi o 3º colocado do Exposamba 2013, concurso que premiou os melhores sambas inéditos do Brasil.

Neste mesmo ano, o grupo deu início a uma série de apresentações para divulgação do álbum “O Meu Samba é Assim”, gravou o Som Brasil da TV Globo ao lado de Leci Brandão, também participou por duas vezes do programa Encontro com Fátima Bernardes e recentemente fez o show de abertura para a Velha Guarda da Portela, no Teatro Riachuelo (Natal), além do grande show de lançamento do CD, também no Teatro Riachuelo, oportunidade em que contou com a participação de sua madrinha Leci Brandão. Sentir a alegria das pessoas, buscar a aceitação como artista e o reconhecimento do trabalho pelo público e pela crítica, são o que move o Quarteto Linha rumo ao objetivo de se firmar no cenário nacional.


Krisna – Qual a formação da banda?
• Alex de Amorim: Percussão e voz
• Ayrton Neto: Percussão e voz
• João Henrique Koerig: Cavaco e voz
• Stenio de Carvalho: Violão e voz

Krisna – Enfrentaram alguma dificuldade no início?
QL -
Todo artista enfrenta dificuldades, faz parte do aprendizado. Já passamos por muitas situações ruins relacionadas ao respeito com a arte. Mas sempre acreditamos na nossa união e amizade acima de tudo. O Quarteto Linha, assim como todas os grupos que se propõem a fazer samba no nordeste, é um guerreiro, muitas vezes tido como louco, rsrsrs. Mas os desafios estão aí para serem vencidos, com criatividade, fé e humildade. Vamos em frente.

Krisna- Quem ajudou?
QL -
Sempre tivemos o apoio da família, isso é fundamental. Muitos amigos também incentivaram o Quarteto desde o início, seja participando dos shows, indicando o grupo para determinados eventos, ou apoiando através de suas empresas, como é o caso do Grupo Vila, na pessoa do amigo Eduardo. Também temos uma parceria muito bacana com a Ratts Comunicação, que cuida das nossas mídias digitais.

Além disso, tivemos a ajuda de uma pessoa muito querida que se tornou nossa madrinha aqui em Natal. Chama-se Marcia Pinheiro. Ela assistiu a nossa primeira apresentação no teatro Riachuelo e resolveu enviar nosso material (cds, videos etc) para a TV Glogo. O resultado disso foi o convite inesperado para o Som Brasil, o que representou um salto de qualidade na nossa carreira. De quebra ainda fomos batizados pela querida Leci Brandão.


Krisna - Quais as funções dos componentes no grupo?
QL -
A democracia é a regra do Quarteto. Nada é imposto, tudo é debatido. Desde a escolha do repertório aos arranjos, que apesar de serem na maioria das vezes criados por mim ou por stenio, necessitam da aprovação dos demais. Tudo muito simples, sem discussões ou vaidades.
Hoje contamos com a produção da Conceito Promo, na pessoa de Thiago Ovidio, o que facilita um bocado as nossas vidas, pois não precisamos mais nos ocupar com a parte burocrática da grupo -contato pra shows, material de divulgação etc- o que muitas vezes é a grande geradora de conflitos internos nos grupos. Lugar de músico é no palco, no studio, no rádio e na tv. Atender telefone e ficar atrás de um birô de escritório é função terceirizada, rsrsrs.

Krisna – Como uma boa fã, vou sempre aos shows do quarteto, inclusive o lançamento do primeiro cd autoral no teatro Riachuelo. Já são vários cds gravados e quantas músicas autorais?
QL -
Nossa primeira música autoral registrada em CD foi "Eu Tô Naquela". Ela foi primeiramente gravada como faixa bônus em um CD com regravações de clássicos da música brasileira. A aceitação foi tão boa que resolvemos reaproveita-la no CD autoral (O Meu Samba é Assim). Esse trabalho autoral foi também um divisor de águas para o Quarteto. Apesar de me referir a ele como "autoral", algumas composições são do parceiro Vinicius Lins, ex integrante do grupo, que de tão amigo da gente, nos permite tratar o cd como 100 % autoral. Quanto aos vídeos e fotos, contamos sempre com o apoio do casal Fernando Liberato e Rayane Azevedo. Queridos amigos que com muito talento e criatividade produzem todo nosso material.



Krisna – Agradeço imensamente ao Quarteto Linha e a produção da Conceito Promo, na pessoa de Thiago Ovídio pela entrevista e quem quiser saber da agenda do grupo é só segui-los no:
Instagram:@quartetolinhaoficial, twitter: @quartetolinha_ , facebook.com/quarteto.linha
e no novo site: www.quartetolinha.com.br