Ok,
o disco novo da Madonna não estreou
no topo da Billboard 200. Mas ele foi, sim, o mais vendido dos EUA em sua
semana de lançamento. Como explicar? Bem, desde o ano passado, a Billboard 200
passou a considerar, além do número de vendas puras, os streamings em sua
contagem. Nos streamings, Madonna
saiu perdendo para a trilha sonora da série “Empire”. Mas em vendas propriamente ditas, só deu ela.
“Rebel Heart” foi o disco mais baixado
legalmente da semana e também o mais comprado fisicamente. O álbum lidera as
paradas Top Album Sales e Digital Albums. No total, Madonna vendeu 116 mil cópias no mesmo período em que “Empire” vendeu 109 mil unidades no
país. Ela só não lidera a Billboard 200 porque, no acumulado de streamings, “Empire” chegou ao equivalente de 130
mil cópias e Madonna ao de 121 mil unidades.
É
compreensível que a Rainha do Pop atraia um número menor de streamings
oficiais, visto que seu álbum vazou na Internet meses antes do lançamento.
Obviamente, o vazamento não contabiliza para fins de parada. Todo mundo ouviu,
mas isso não contou. Quando o disco foi disponibilizado para streaming, as
pessoas ouviram menos, e os fãs provaram a lealdade adquirindo o disco.