sexta-feira, 6 de março de 2015

NY TIMES: Madonna fala sobre 'Rebel Heart', sua queda no BRIT Awards e mais


Por: JON PARELES

Madonna acabou funcionando perfeitamente com quase uma hora de atraso para uma entrevista em sua casa no Upper East Side na quarta-feira à noite. Ela parecia tensa quando se desculpou. "Estou atrasada para tudo agora", disse ela.

Ela acrescentou que está na correria desde dezembro, quando um hacker vazou na internet as músicas inacabadas de seu novo álbum, "Rebel Heart"; um suspeito foi indiciado em Israel. A resposta imediata de Madonna foi liberar faixas finalizadas, que melhoraram muito, as versões das seis canções disponibilizadas para venda; elas entraram no top 10 em todo o mundo. Ela também trabalhou freneticamente para terminar o resto do álbum, que chega nesta terça-feira (10 de março). É ao mesmo tempo familiar - cheio de amor, dança, emponderamento, blasfêmia - e sobe em minutos, feito com um grande número de colaboradores e ajustados por várias mãos sob constante supervisão de Madonna.


"Eu pretendia pensar sobre as coisas, escolher as coisas mais devagar - todo o processo", disse ela. "Então eu fui forçada a lançar, e agora estou tentando recuperar o atraso comigo mesmo."
Ela continuou: "O que começou como uma revigorante e alegre experiência de melhoria de vida evoluiu para algo muito louco. Um processo artístico estranho, mas um sinal dos tempos. Estamos todos digitais, estamos todos vulneráveis ​​e tudo é instantâneo - tão instantâneo. Sucesso instatâneo e falha instantânea. Descobertas instantâneas, destruição instantânea, construção instatânea. É tão esplêndido e maravilhoso como é devastador. Honestamente, para mim, é a morte de um artista de muitas maneiras."

Conversamos em sua sala de estar, onde uma pintura de Fernand Léger fica em cima da lareira. Uma grande mesa de café tem livros e pastas de fotografia empilhados que Madonna tem usado para pesquisa, pois ela trabalha no roteiro de seu próximo projeto de filme, baseado no romance "The Impossible Lives of Greta Wells."

Sofás de cor creme imponentes em volta da mesa do café, mas Madonna preferiu sentar no chão.


Para a entrevista, ela tinha saído correndo de volta para casa depois de provar trajes para suas próximas performances. "Eu estou vestindo metade de um traje", disse ela. Ela estava vestindo preto, com sapatos elegantes, meias-arrastão, shorts preto, uma camiseta com botões e uma jaqueta com penas pretas que brotavam dos ombros. Suas unhas estavam pintadas de preto e tinha brilhantes, e ela usava pequenos brincos de crucifixo prateados; e um anel em forma de crânio em um dedo.

Madonna vem realizando performances do single "Living for Love" em premiações, vestindo uma roupa de toureira e cercada por homens sem camisa equipados com chifres de touros. Em 25 de fevereiro, ela levou um tombo perigoso no BRIT Awards em Londres, o equivalente britânico do Grammy. Um dançarino deveria retirar sua capa, mas como foi amarrada com muita força ela foi puxada e acabou sofrendo o tombo. Segundos depois, ela se levantou e continuou dançando. "Eu não senti nada quando aconteceu", disse ela. "Eu me lembro de cair para trás, e bati a parte de trás da minha cabeça. Mas eu tinha tanta adrenalina, e estava tomada pela surpresa que eu só estava, OK, eu tenho que continuar.  Então, eu acabei voltando ao palco, e eu apenas continuei".


Ela continuou: "Se eu não estivesse em boa forma, eu não teria sobrevivido a essa queda. Mas eu sou forte. Eu sei como cair - eu ando a cavalo. E eu tenho a força no centro do corpo, e eu sei que isso me salvou. Isso e os meus anjos da guarda. Eu acredito no mundo físico e no mundo metafísico, acredito que eles estão interligados - como em cima, em abaixo. Então, eu acho que ambos estavam no trabalho da minha proteção."

"Rebel Heart", como a maioria dos álbuns de Madonna, explicita o seu conceito diretamente. Originalmente ela tinha planejado fazer um álbum com duas metades distintas, uma dualidade de rebelde e coração. "Um aspecto ia ser uma representação do meu lado provocador mais rebelde", disse ela. "E o outro lado era para ser o meu lado vulnerável, mais romântico." O álbum acabado não é dividido dessa forma; Ele salta entre humores. Uma raridade para Madonna, também é olhar para trás. "Veni, Vidi, Vici" constrói uma autobiografia triunfante com o título de suas músicas.

"Eu não gosto de morar no passado, mas parecia que era o momento certo para fazê-lo", disse ela. "Depois de três décadas se tem que olhar para trás. Porque várias vezes eu só parei e pensei: 'Uau'. Eu estou pensando em todas as pessoas que eu conheço, que trabalhei, que fui amiga, que eu já colaborei, de Basquiat a Michael Jackson a Tupac Shakur. Eu sobrevivi e eles não . E é agridoce para mim pensar sobre isso. Parecia que era um tempo em que eu queria parar e olhar para trás. É tipo como culpa do sobrevivente. Como é que eu fiz isso e eles não?"

Outra canção, a balada "Joan of Arc", confessa que Madonna não é impermeável às inúmeras humilhações que ela aguenta ao longo dos anos. "Eu sempre admirei a história de Joana d'Arc e o que ela simboliza, sua convicção", disse ela. "Eu não estou lá ainda. Todo mundo pensa em mim como impenetrável e / ou sobre-humana, e talvez essa seja a maneira que veem você se já dura mais de três décadas. Mas é claro que isso não é verdade, e eu acho que eu estava tentando expressar isso."

O álbum estava sendo feito a um ano e meio. Mas, Madonna simplesmente queria ter algum tempo para escrever. "Neste negócio em que estou, você pode começar a se sentir como um hamster em uma roda", disse ela. "As pessoas esperam coisas de você. E eu espero coisas de mim. Desde que eu era adolescente, eu nunca não estive em algum estado criativo, como no ato de fazer coreografias ou escrever canções, ou o que seja. Eu me senti realmente drenada."


Ela decidiu dividir o seu tempo entre o "Impossible Lives" roteiro e composições. Seu empresário, Guy Oseary, sugeriu que ela trabalhasse com Avicii, produtor sueco que teve sucessos com canções em todo o mundo como "Wake Me Up", e sua equipe de compositores.

Madonna fez seus melhores álbuns colaborando principalmente com um produtor de cada vez - William Orbit em "Ray of Light", Nile Rodgers em "Like a Virgin", Patrick Leonard em "Like a Prayer". Mas a conexão com Avicii leva para o lado cada vez mais prevalente da metodologia pop do século 21 de múltiplos colaboradores trabalhando e retrabalhando canções até o máximo: Kanye West; Diplo que já trabalhou com M.I.A. e Skrillex; Ariel Rechtshaid, que já trabalhou com Usher, Haim e Vampire Weekend; DJ Dahi, que já trabalhou com Drake e Kendrick Lamar, e muito mais.

"Eu não sabia exatamente o que eu assinei, então um processo simples se tornou um processo muito complexo", disse Madonna. "Todo mundo com quem trabalhei é tremendamente talentoso, não há nenhuma dúvida sobre isso. É que toda a gente com quem trabalhei também concordou em trabalhar com 5.000 outras pessoas. Eu só tinha que entrar onde poderia entrar".

Mas Madonna insistiu em colaborar no que ela chamou de "à moda antiga" - não entregando faixas a serem polidas para sua posterior aprovação, mas moldando-as pessoalmente. "Eu nunca saia da sala", disse ela. "Às vezes eu acho que os deixava loucos. Como, 'Você não tem que ir ao banheiro? Você não tem um lugar para ir? Você não quer ir fazer algumas chamadas?'"

Toby Gad, um produtor que também escreveu com Beyoncé, trabalhou em 14 canções com Madonna; sete, incluindo "Joan of Arc" e "Living for Love", que estão no álbum. "A primeira semana, com ela foi muito intimidante", disse ele. "Foi como uma fase de teste. Você tem que criticar, mas você não pode realmente ofender. Mas ela também gosta de honestidade, críticas severas em dizer as coisas como elas têm que ser. Funcionou muito bem e ela ficou mais doce e mais doce".

"Rebel Heart" pode muito bem ser o álbum mais diversificado de Madonna, que engloba o cobrado gospel em "Living for Love", a provocação "Bitch, I'm Madonna", baladas como "Ghosttown" e "Heartbreak City", a sensual "Best Night", e o reggae de "Unapologetic Bitch" a faixa brincalhona "Body Shop". Músicas que também vão no estilo 'subir' entre verso e refrão.


Produções do Mr. West misturam seus esparsos, faixas de ritmo abrasivos com refrãos pegajosos. "Sou eu", disse Madonna, sorrindo. "É aí que eu entro. É um casamento interessante de ambas estéticas." Ela e Mr. West, também escreveram uma música para o próximo álbum dele, disse ela.

Aos 56 anos, Madonna não se deixa intimidar por um mercado pop obcecado com a juventude. "Eu não acho que os artistas pensam sobre a sua idade quando eles estão criando, não é?", Disse ela. "Eu só penso nisso quando outras pessoas trazem isso para mim ou para tentar me limitar, dizendo: Você esta com essa idade e assim por Blá,blá,blá.."

Sua resposta, como sempre, é a perseverança. "Porque eu tenho sido marginalizada como uma mulher em um mundo dominado pelos homens, e nós estamos em uma indústria sexista ou em um mundo machista, eu sempre tive que empurrar contra algo ou resistir contra alguma coisa", disse ela. "Eu não acho que já estive relaxada, você sabe o que estou dizendo. Então, porque eu nunca estive relaxada, eu não vou, oh, isso costumava ser tão fácil. Para mim, sempre foi difícil desde o primeiro dia."