quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Novo álbum da Madonna deve ser lançado em março e turnê é planejada para o verão


Preparem-se! Está chegando aquela fase em que a cada dia teremos uma novidade, surpresa, áudios para ouvir, fotos novas e confirmações oficiais, e o PontoZzero traz agora algumas das informações que soubemos.

Depois de mais de um ano de trabalho e inúmeras sessões de gravação no estúdio, Madonna chegou ao estágio final que resultou em mais de quarenta músicas gravadas para o novo álbum e está em fase de seleção das faixas. Madonna fez questão de inovar já na concepção do material: ao invés de chamar um único produtor, trabalhou com mais de dez colaboradores e o resultado será bem diferente do que todos imaginam, sem se prender a um único estilo e assim criar um material sortido. Para relembrar, Madonna trabalhou na produção com Avicii, Diplo, Nathalia Kills, Toby Gad, MoZella, S1, MNEK, Blood Diamonds, DJ Dahi, Ariel Rechtshaid, Martin Kierszenbaum, Djemba Djemba e Sophie. Há participação no piano de Alicia Keys, o coral da Comunidade Gospel de Londres, Nicki Minaj e o rapper Nas.

O nome até então escolhido para o novo álbum poderá ser Rebel Heart, que Madonna vem usando há meses como hashtag em seu Instagram, e tem reforçado isso nos posts mais recentes. Madonna virá forte, com essa imagem de lutadora e defensora da liberdade de expressão que já havia explorado em seu recente Art for Freedom, e claro, virá para chocar. As primeiras fotos de divulgação já foram feitas pela dupla Mert & Marcus, os mesmos que trabalharam no MDNA e a direção de arte ficará novamente com Giovanni Bianco.

O primeiro single já foi escolhido e tem produção do Diplo. Segundo ele, há uma pegada leve, um balanço reggae na canção. Ainda não temos informação sobre o clipe desse material nem o lançamento, mas está próximo…

Cada vez mais interativa, Madonna vai usar o seu Instagram para dividir com os fãs os lançamentos das canções, arte gráfica, vídeo… Por diversas vezes ela já mostrou ao longo do ano fotos de gravação no estúdio, revelou as parcerias e até um trecho da bela orquestra na canção Messiah.

O lançamento previsto do novo álbum é para março, ainda sem confirmação, e a estratégia de lançamento promete ser massiva, com bastante impacto e sua equipe está em estudo para fazer tornar-se o maior lançamento do ano, mas estão muito atentos ao que vem acontecendo no mercado. Guy Oseary recentemente viu a estratégia de seu cliente U2 não ser bem aceita pelo público – o álbum Songs of Innocence foi distribuída de graça no iTunes, a loja virtual da Apple, para 500 milhões de usuários, o que gerou uma onda de reclamação dos que não gostam da banda: o álbum aparecia na biblioteca de todos e não podia ser removido. A recente estratégia de lançamento de 1989 da Taylor Swift, que foi o álbum mais vendido na primeira semana desde 2002, e a proibição de disponibilizá-lo via streaming em lojas como Spotify e Rdio, é analisada atentamente como referência.


Ao contrário do MDNA, que priorizou como divulgação somente a épica e recordista apresentação do SuperBowl, o novo álbum terá maior divulgação, entrevistas e ensaios em capas de revistas. É estudado também um pocket show promocional, como vinha acontecendo desde os lançamentos de Music, Confessions e Hard Candy. E isso seria um aperitivo do que virá meses depois… a turnê!

Como todos acompanham, o mercado fonográfico mudou há anos, não se prioriza mais os álbuns e Madonna já havia percebido isso desde o lançamento de Hard Candy e quando saiu da gravadora Warner para ter maior controle ainda sobre sua obra e shows. E não será diferente: após o grande lançamento do álbum, a prioridade será a turnê, que é onde Madonna transforma em arte visual tudo aquilo que trabalhou no último ano e que somente ela sabe como ninguém levar ao palco e compartilhar mundo afora.

Madonna e equipe já estão certos: a nova turnê deve acontecer no próximo verão americano, ou seja, com estreia entre maio a agosto. E todo mundo já sabe o que isso quer dizer: dois a três meses antes de exaustivos ensaios e que poderá ser similar a estratégias antes utilizadas por ela e que resultou em recordes e cifras milionárias.

Portanto, fiquem com aquela nossa eterna dica: poupe seu dinheirinho pois Madonna está voltando para a música e ao palco! E teremos a oportunidade de ver nosso ídolo em mais uma turnê mundial! Are you ready?


Fonte: Madonnaonline