terça-feira, 11 de novembro de 2014

Especial | Daniela Mercury


Leonina fervorosa e artista das ruas, Daniela Mercury foi a primeira grande artista feminina de grande alcance no Brasil. Durante os anos 90 gozou de popularidade jamais vista por aqui e acabou atravessando as fronteiras do país, sendo até hoje a artista brasileira mais reconhecida no exterior das últimas décadas.

Falar sobre Daniela é algo de uma complexidade imensa. Em poucos momentos na história da indústria fonográfica a arte genuína foi tão comercialmente bem sucedida. Por isso não é justo compará-la com Madonna, quando sua grandiosidade artística fica no mesmo nível de artistas como Kate Bush e Enya. Daniela levou às ruas a voz de um povo marginalizado, entoando um ritmo regional que se alastrou desde as principais avenidas até as vielas mais distantes desse país. Daniela musicou a poesia com batuques frenéticos, expressão ideal do que chamamos de Bahia, uma nação dentro de outra nação, perfeitamente ilustrada por uma mulher que decidiu mesclar balé clássico com dança afro nos palcos e em trios que ainda hoje arrastam multidões na principal festa brasileira.

Festa essa que ela também revolucionou ao abrir sozinha o circuito ondina nos 90, e se apresentar ao lado de um DJ europeu sob vaias, sendo acusada de descaracterizar o tradicionalismo do carnaval baiano, no que hoje todos os anos contam com camarotes e trios de música eletrônica.


Sua obra é uma ode à sua terra e ao seu povo, a qual a artista se mantêm fiel até os dias de hoje. Suas canções são, em sua maioria, extremamente sofisticadas no sentido artístico, conteúdo lírico com inspiração barroca, verdadeiras poesias cantadas que às vezes até possuem estruturas de quartetos e sonetos. Daniela é uma das poucas artistas brasileiras que tem um vasto material visual, por sempre ter tido uma preocupação constante com a estética e uma imagem coerente com sua música.

Diferentemente de artistas como Ivete Sangalo e Claudia Leitte, Daniela não se prende somente à projetos ao vivo e traz o formato de álbum de estúdio na maioria das vezes, acompanhado de vídeo clipes, conceitos e estética própria para cada era. O álbum Feijão com Arroz é um dos grandes sucessos da cantora e considerado sua obra prima. Mas vale também dar o devido destaque para a ousadia de Carnaval Eletrônico, o emblemático Balé Mulato e o moderno Canibália, lançado em 2009.

Como uma artista de grande alcance, é também exemplar no quesito comercial: Daniela Mercury conta com mais de 20 milhões de cópias vendidas mundialmente e 14 canções em primeiro lugar no Brasil, única cantora brasileira à se apresentar no Grammy Latino até os dias de hoje, já cantou ao lado de Paul McCartney no Prêmio Nobel da Paz e foi eleita pela CNN em 2013 como uma das mulheres mais influentes do mundo.