domingo, 15 de maio de 2011

Libelo ao idiota, massa ignota, burra e inculta

Por Critilo Ferineu, curto, ácido e contundente

Pensamento raso, desentendimento, ler sem compreender, criticar sem saber, falar sem ter o que dizer é a tônica da participação da massa ignota burra e inculta na internet. Onde quer que haja espaço para manifestação do nada, a figura do idiota, se deixa aparecer e quer se fazer notar. Sobre tudo o idiota comenta, principalmente sobre o que não sabe, não entende, e não vai entender nunca, afinal é um idiota, figura muito pior que a figura do burro, porque é assim de nascença, enquanto o idiota é uma mistura de ignorância disfarçada com pretensão e soberba. O idiota além de burro é ainda mais um perfeito de um idiota.

O idiota é o rei do achismo, pai da opinião via comentário. Precisa dizer alguma coisa, desde que seja uma besteira que acredite ser verdade, porque no reino do “eu acho” tudo se torna verdade patente.  A internet, sobretudo as redes sociais, produzem lixo de comunicação que a cada dia se amontoa em pilhas de lugares-comuns, repetição de idéias falsas, chafurdo da vida alheia e própria, autopromoção e, mais ainda, inutilidade. O vídeo mais idiota e mais escrachado ele posta, comenta e repassa, a foto mais bizarra, medonha, e impublicável, ele publica, e quando não publica, comenta lá a de quem publicou. Sua linguagem é a dos kkkkkk e kikikiki, única forma de comunicação permissível a quem não dispõe de vocabulário para além destes grunhidos do riso na descrição do internetês.

O idiota está por toda parte, aliás, por todas as redes, não cansado de abarrotar o Orkut de leseira, de expor a sua ridicularidade e ignorância que os outros vêem mas ele desconhece, consegue transformar 140 caracteres em frases impronunciáveis, em português mal dito, em assunto descabido, ou conversa de comadre. Sua predileção é a frase feita de quem ele nunca leu um livro, ou nem sabe quem é, “a vida é um sonho”, Gandhi, uma frase que Gandhi nunca disse, mas se o idiota econtra por aí dando sopa, twitta, copia e cola, e assim arrota a inteligência burra que lhe assiste. Pois se há uma originalidade no idiota, esta é ela, ele nunca é original, ele nunca tem noção de quanto é idiota, mas exerce como ninguém a arte de ser, de fazer, e de mostrar-se idiota a qualquer custo. A internet, portanto, é seu paraíso porque só assim ele não guarda a sua idiotice para si, tem a coragem e a oportunidade de dizer para todo mundo ouvir o quão e o tanto é um idiota por natureza, massa ignota, burra e inculta.

13 comentários:

  1. Caro Critilo Ferineu,

    Todo e qualquer texto publicado nas páginas do Ponto Zero não reflete, necessariamente, a maioria das opiniões dos seus leitores.

    Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria das pessoas que gostam de chamar atenção e querem com isso, um possível papel nas novelas do Dalberto. Claro que o autor deste blog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros e até mesmo aos colaboradores da página, como é o seu caso.

    O que vejo em seu texto, é um caráter promocional, pois essa sua identificação, falsa, explica tudo. Critilo, além de você ser um covarde, não merece o respeito de nenhum dos visitantes do Ponto Zero.

    Modere-se, seja limpo na sua opinião e mantenha uma posição ética moral, defenda suas teses, porém respeite o próximo.

    ResponderExcluir
  2. E o autor tem a AUDÁCIA de reclamar do "português mal dito" (sic) do idiota!? As pessoas deveriam ter o conhecimento do idioma pra poder fazer um texto reclamando da falta de conteúdo dos outros.

    Sendo assim, o autor acaba se tornando um próprio idiota (que ele tanto detesta) e gastou o seu tempo escrevendo (mal, aliás) e o meu tempo por me fazer ler uma coisa tão ruim.

    ResponderExcluir
  3. Silvinho Molécula (RJ)15 de maio de 2011 às 09:28

    ACHEI QUE O AUTOR QUIS AGREDIR O POBRE DO JÔ FAGNER. JÔ NÃO TEM CULPA DE NÃO SABER ESCREVER DIREITO. ELE É HUMANO!

    ResponderExcluir
  4. Vocês vão me desculpar, mas quem escreve muito e ruim é esse tal de Critilo Ferineu.

    Péssimo tema, péssima performance, péssima escolha de imagem. Só pode ser o cão.

    E ainda dizem por aí que qualquer pessoa pode ser jornalista sem diploma. PORRAAAAAA Se isto é tá na pior, o que seria escrever melhor?

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao escritor. Excelente reflexão.

    PS.: O lindo? Quem é esse fake que me ama tanto e assina comentários com meu nome em grafia errada (não uso acento em meu nome), e cada vez mais cheio de ajetivos? Só assino meus comentários com meu perfil do Google. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Esse cara não sabe o que diz. Que Deus tenha pena dessa sua alma sebosa quando ele morrer.

    ResponderExcluir
  7. Jo Fagner está querendo se promover na resenha desse cara de pau. Não sei quem é mais ridículo.

    ResponderExcluir
  8. Até que enfim um texto decente para alfinetar a grande maioria de idiotas que comenta neste blog. Quem se sentir atingido por favor não se justifique, pois estará denunciando sua idiotice.

    ResponderExcluir
  9. Derrick, vc é um idiota dos grandes.

    ResponderExcluir
  10. Se bem conheço, esse cara mora lá no Santa Catarina e vive entregando panfletos contra abusos na internet. Um doente.

    ResponderExcluir
  11. Um blog não seria um blog se não houvesse as polêmicas nos comentários, mesmo que esses não fossem tão profissionais como algumas pessoas tanto clamam aqui nessa página. Talvés esse texto fosse melhor direcionado para um portal mais sério.

    ResponderExcluir
  12. Se esse rapaz é jornalista, está na profissão errada. Texto ruim, tema péssimo e liberdade expressiva abusiva. Imagino Critilo Ferineu um idiota e doente mental sentado numa cadeira jogando video-game ao lado do outro idiota Derrick. Penso que Azrael pensa igual a mim.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber quem é Itamahô * Piaui Este nome Itamahô é meu e não costumo fazer comentários maldosos a ninguém, Acredito que cada ser tem o direito de fazer o que bem desejar em sua vida. Mesmo vc dono destas críticas que fez neste site. Mas por favor te peço este nome Itamahô é único e me foi deixado por minha avó. Para mim ele é abençoado. Por favor não o use de qualquer maneira. Obrigado.

    ResponderExcluir