quarta-feira, 6 de maio de 2015

Interview with... Jorge Vieira

Por: Krisna Aquino

Hoje vou entrevistar meu amigo, sambista, cantor, publicitário e produtor: Jorge Vieira, mais conhecido como Jorge Seu Samba! Ele é gaúcho de Pelotas, mas está morando em Natal há 2 anos.


Jorge, como começou o seu interesse pela música e em especial pelo samba na sua vida?

Minha família: apesar de amadores, foram sempre muito musicais. Minha mãe participava de corais e meu pai ouvia muitos discos de seresta. Ambos cantavam muito em casa enquanto trabalhavam na pequena lavanderia que constituíram em sociedade. Já minha irmã mais velha, tinha apreço pelo mundo pop. São certamente minhas maiores influências musicais. Já meu tio, Francisco Alves, me arrastava para o mundo das percussões, pois participava de desfiles de carnaval e fazia questão de me envolver com isso quando possível. Muito cedo participei de concursos na TV local como cantor, e me apresentava na escola onde fiz o ensino fundamental. Na adolescência curti muito rock como ouvinte e quando mudei aos 18 anos para Porto Alegre, montei minha primeira banda de poprock (Raro Efeito) onde pude conhecer vários lugares e músicos que se apresentavam na capital.

Mas o “efeito carnaval” de minha infância estava presente e latente em mim. Foi quando encontrei em Porto Alegre, músicos interessados em tocar samba, um samba diferenciado ligado às raízes do gênero. Foi quando em 2000 resolvemos criar o Regional Laranjal, uma banda com músicos pelotenses e porto alegrenses que vive até hoje. Desta banda surgiu um Grupo menor (Dois Por Quatro), com apenas 4 componentes: uma ideia inovadora, que dava prioridade às cordas e vocalizações, porém, o foco de seus componentes em carreiras profissionais diversas fizeram com que essa banda, que foi durante muito tempo considerada uma das melhores bandas de samba de Porto Alegre encerrasse suas atividades, dando origem posteriormente ao Grupo Seu Samba, daí o apelido com o qual comecei a ser identificado na cidade.

Hoje, o Grupo Seu Samba começa com muita fé e pé no chão suas atividades em Natal, o que me orgulha muito, pois encontrei aqui nesta cidade, músicos de enorme qualidade, dispostos a levantar a bandeira do samba. Podemos considerar que dia 26 de abril de 2015 tenha sido a data em que, num grande encontro em homenagem a São Jorge, a formação oficial do Grupo Seu Samba Natal, estreou.

Porque escolheu Natal para viver e cantar seu samba?

Natal é uma cidade linda! A relação desta cidade com sua natureza bela e exuberante, a leveza do seu povo, a aproximação que as pessoas daqui tem com a arte, a cultura, as festas, e principalmente o modo como fui recebido e acolhido em Natal me encantaram. Chego a pensar que devia ter vindo antes pra Natal, como se aqui fosse o meu lugar.

Fale um pouco deste novo projeto “Grupo Seu Samba”

Seu Samba é um projeto de 2008. Criamos em Porto Alegre uma casa totalmente dedicada ao samba, com decoração e arte, música, cardápio e agenda voltados para o samba e seus grandes nomes.

Em 2012 a casa encerrou suas atividades, mas deixou como herança, um nome forte e um desejo de manter vivas todas as emoções que o samba proporciona.

Aqui em Natal, nosso foco é trabalharmos com respeito ao público que gosta de ouvir, cantar junto, dançar e se divertir ao som de um bom samba.

Nosso Grupo busca qualidade harmônica, foca num repertório diverso, nas vocalizações e acima de tudo em uma grande alegria encima do palco. Uma formação enxuta que será acrescida de novos componentes conforme nossa necessidade:

Formação:

Déo do Pandeiro Co-executor do projeto aqui em Natal. Percussionista versátil e de grande conhecimento musical. Dono de um repertório ímpar.

Jorge Vieira Idealizador do Projeto, cantor, compositor e percussionista.

MaikellCavaquinista de mãos cheias que canta um repertório diversificado.

Rubnick Um violonista de extrema qualidade, além de cantor.

O projeto começa lentamente, trabalhando com sambas de grandes compositores nacionais, mas logo será incrementado com composições de artistas potiguares e terá suas próprias composições sendo divulgadas.

A grande ousadia do projeto, se é que posso dizer desta forma, é que não ficaremos somente nos palcos. Queremos estabelecer parcerias, além das que já temos, com outros músicos, com escolas de dança, com comunidades em que possamos transmitir nosso conhecimento, com instituições sociais... utilizando a ferramenta que temos para estabelecer esta aproximação: a música.

Como você vê o cenário atual do samba em Natal?

É muito importante que aconteça com o samba, exatamente o que está acontecendo: esta efervescência que acontece hoje em Natal. Assisti o samba sair dos guetos em Porto Alegre. Posso até afirmar que colaborei com isso, quando o samba começou a ocupar espaços que anteriormente só se abriam para as tradições e para o que a mídia evidenciava.

Percebo que Natal vive isso hoje: espaços públicos e privados dando abertura para que o samba mostre sua força e seu público aproprie-se dela. Isso se dá graças a persistência e afinco de grupos como Velha Guarda do Samba de Natal, Madureira e Arquivo Vivo (do qual tive a honra de participar no segundo semestre de 2014), e artistas como Debinha Ramos, Berthone Oliveira e Dodora Cardoso, que são incansáveis, e através de sua qualidade e competência permanecem sendo ícones potiguares do samba.

O grande desafio que temos pela frente é ocuparmos estes espaços, obtermos deles o apoio e a força necessária, sem perdermos a identidade do samba.

Por onde o projeto Seu Samba se apresentará na cidade?

O Seu Samba busca, como diz nosso slogan, “O Respeito que o Samba Merece!”, e será desta forma que a agenda do Grupo se formará: buscando e ocupando espaços em que o grupo e nosso público se sintam à vontade. Onde o Samba seja referência e a alegria de interpretá-lo seja prioridade.

Espaços como a quadra da ARCC Balanço do Morro onde o Seu Samba fez sua primeira apresentação e foi acolhido com extremo respeito, estarão em nossa pauta.

Em nossa página do facebook Seu Samba SA ou em meu perfil pessoal Jorge SeuSamba, serão divulgadas as atividades do grupo que começam já em maio de 2015.

Fale um pouco de você!

Uma cidade: Sempre, a cidade onde estou. As descobertas e experiências presentes de Natal.

Uma referência: Meus pais. Tudo o que eles conseguiram me transmitir.

Um cantor: Paulinho da Viola.

Uma música: Permita-me duas: O Samba é Meu Dom de Wilson das Neves e Lamento do Samba de Paulo César Pinheiro.