segunda-feira, 20 de junho de 2011

Curso de Fotografia Digital – Básico


Duração: 20 horas + Saídas fotográficas
Local: Call
Rua: Professor Antônio Campos 1840 - Lagoa Nova - Natal/RN - (84) 3206.0299
Horário: Intensivo mês de julho - manhã ou tarde
Extensivo, uma vez por semana - sexta feiras, manha ou tarde
Valor: 2 parcelas de R$ 100,00
Quantidade de alunos: 15 (máximo)
Objetivos:
O curso é destinado a alunos portadores de câmeras compactas com funções simples. A idéia inicial é capacitar o aluno a utilizar o seu equipamento de maneira consciente e de acordo com os objetivos pessoais decada um. Para atingir este fim, estou apresentando uma lista geral de tópicos a serem trabalhados durante o curso e que podem ser modificados de acordo com as sugestões dos alunos.
A parte de saídas fotográficas não foi incluída no valor cobrado pelas aulas. No caso de saídas pela região metropolitana de Natal, cada aluno se responsabiliza pela sua locomoção. No caso de locações mais distantes, podemos montar um pacote com os interessados. As saídas fotográficas não serão obrigatórias, elas são práticas que podem ser desenvolvidas em grupo ou individualmente, dependendo da disponibilidade de cada aluno. 
Elaborei um cronograma inicial de nossas atividades para ficar mais claro o desenvolvimento do curso e das aulas.
1.       Introdução - apresentaçao do curso/dinâmica e discussão - O que é uma boa foto?
2.       História da fotografia/tipos de câmera - introdução à câmera digital
3.       Entendendo a imagem digital
4.       Fotografia e Arte/Estética
5.       Câmera digital - comandos básicos
6.       Exercício prático – comentários
7.       Composição - Dicas iniciais – Exercício
8.       Iluminação e tipos de flash – Exercício
9.       Composição avançada – Exercício
10.     Usando o foco - Macro fotografia - Exercício
Este é um roteiro inicial que compreende um mínimo de 20 horas de trabalho teórico e prático.
Os tópicos por mim levantados são apenas uma versão inicial do percurso que podemos percorrer durante o curso. Podemos reeditar este programa juntos e no decorrer do próprio curso.
As aulas perdidas poderão ser recuperadas desde dentro da disponibilidade aluno/professor.
Durante o curso será exigido que cada aluno crie um site com suas fotos, pois ainda que a apresentação de comentário das fotos produzidas seja parte do curso, com um site terei acesso a uma quantidade maior de material para analisar.
Iniciaremos nosso curso na escola Call. A escola, além de oferecer salas de aula adequadas ao nosso programa, ainda tem uma cobertura aberta que deverá ser um dos nossos laboratórios de luz.
Os que tiverem interesse em participar, favor trazer 10 fotos de sua autoria para a primeira aula, calma, não será feita nenhuma avaliação ou crítica, a idéia é que possamos nos apresentar falando do que gostamos de fotografar - este é o critério de seleção de 10 fotos - Fotos que eu gostei de ter feito.
O curso ainda conte com filmes e textos que serão sugeridos no decorrer das aulas. Como teremos um único encontro semanal, será importante otimizar ao máximo nosso contato para que todos possam aproveitar o conteúdo dentro do seu interesse como fotógrafo.

Grande abraço e qualquer dúvida, entrar em contato via email

2 comentários:

  1. Amigo, porque não à noite?

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE PROFESSOR. UM ARTISTA NA ARTE DE ENSINAR A FOTOGRAFAR, SEU OLHAR É FANTÁSTICO DIANTE DE UMA LENTE. SUPER RECOMENDO. A MARAVILHOSA CAPA DO MEU LIVRO 'PIPA VOADA SOBRE BRANCAS DUNAS" QUE TANTO ENCANTOU OS ARTISTA NEY MATOGROSSO E ADRIANA CALCANHOTO E MAIS O PÚBLICO EM GERAL É DE SUA AUTORIA. ABRAÇÃO JUNIOR DALBERTO.

    ResponderExcluir