segunda-feira, 20 de abril de 2015

Um museu em Barcelona para Woody Allen

O cineasta nova-iorquino Woody Allen deverá ter um museu, o primeiro no mundo dedicado a ele, em Barcelona. Seria em pleno bairro Gótico, em um edifício da segunda metade do século XIX, abandonado há seis anos por sua decadência, o que fez a antiga inquilina, a Escola de Artes e Ofícios, mudar de instalações.

Embora seja uma iniciativa privada, do catalão Jaume Roures, produtor executivo de “Vicky Cristina Barcelona” (um dos últimos dez filmes dirigidos por Woody Allen), o imóvel, de 2 mil metros quadrados distribuídos em três andares, é do Governo regional, e, portanto, depende de uma licitação.

Woody Allen não aceitou de primeira. Reagiu com estranheza ao fato de que um museu sobre ele pudesse interessar a alguém, segundo contou Jaume Rours à imprensa local. Foi somente recentemente, com um planejamento mais elaborado em mãos, que o cineasta se abriu para a ideia, embora não vá, em princípio, participar dela ativamente. Somente deverá ajudar, cedendo material. Os dois deverão encontrar-se, em maio, no Festival de Cannes.

A intenção de Rours é proporcionar, através do “Woody Allen Center”, uma visita ao universo do cineasta, sem restringir-se unicamente a seus filmes. A psicanálise, o amor, o sexo, o humor, a morte e a religião serão alguns dos temas tratados, vinculados, logicamente, a Woody Allen. A expectativa de Rours é inaugurar o museu dentro de dois anos.