quarta-feira, 15 de abril de 2015

Blond Ambition World Tour: 25 Anos

Conceito teatral inspirou o universo pop da atualidade

Na noite de 13 de abril de 1990, Madonna subia ao palco para sua terceira turnê, sendo o Japão escolhido para première dessa atração teatral proposto pela Rainha do Pop.

Com direção artística de seu irmão, Christopher Ciccone, a apresentação contém um misto de ideologia Broadway, moda, polêmica, coreografia, sexualidade e religião. Foram 57 apresentações entre Japão, Canadá, EUA e Europa.

A crítica definiu como ‘o espetáculo que transformou e revolucionou a maneira de o mundo visualizar as turnês mundiais’. A revista americana Rolling Stone descreveu a tour como "elaboradamente coreografada, extravagantemente sexual e provocativo", e a proclamou a "melhor turnê do ano".

A imagem ícone e emblemática desse faraônico espetáculo foi à cantora entoar os versos da (já) clássica “Like A Virgin” com lendário espartilho dourado com sutiã em formato de cone (teremos um post especial sobre a importância desse acessório no universo feminino), além do belo aplique ‘rabo de cavalo’ (durante os concertos pela Europa, ‘M’ preferiu usar abdicar do aplicar, pois seu cabelo estava ficando bem danificado), surgindo no meio do palco uma cama no qual Madge canta sensualmente seu hit numa releitura oriental que leva a simulação de uma masturbação, chegando ao êxtase de seu orgasmo. Tal cena repercutiu demasiadamente pelo mundo, chocando a Igreja, tendo voz de prisão em Toronto. Enquanto na Itália, o saudoso Papa João Paulo II liderou um boicote para não assistirem o show e um deles na cidade acabou cancelado.

Antes mesmo da overdose dos realities shows no mundo de entretenimento, quase de forma secreta, Madonna filmou todo o processo de excursão de sua tour pelo mundo, criando o lendário documentário “Truth or Dare: Na Cama com Madonna”, dirigido pelo Alek Keshishian. O material tem como missão revelar os bastidores desse megaespectáculo e expor a forte personalidade de sua estrela.

A rotina árdua do processo de ensaios, entrevistas nos locais dos shows, pequenas festas com artistas convidados e seu elenco colaborador; tudo isso sendo apresentado em preto e branco, além de ter performances do show filmado em película. Em 2012, o documentário chegou a ser relançado em Bluray.

A partir dessa turnê, o conceito de dividir os shows em blocos, começa ser impregnado em todos os espetáculos desenvolvidos pela Madge, e, posteriormente, o universo pop utiliza desse ponto de vista para elaborar e segmentar as apresentações de vários artistas.

EstilistaBloco I: Metropoles / Futurístico
"Express Yourself" (trechos de "Everybody")
"Open Your Heart"
"Causing a Commotion"
"Where's the Party"

Bloco II: Egito / Egípcio
"Like a Virgin"

Bloco III: Religioso / Igreja
"Like a Prayer" (trechos de "Act of Contrition")
"Live to Tell"/"Oh Father"
"Papa Don't Preach"

Bloco IV: Cabaré
"Sooner or Later"
"Hanky Panky"
"Now I'm Following You"

Bloco V: 1940/50
"Material Girl"
"Cherish"
"Into the Groove" (contém elementos de "Ain't Nobody Better")
"Vogue”

Encore
"Holiday" (contém elementos de "Do the Bus Stop")
"Keep It Together" (contém excertos de "Family Affair")

Conceito teatral

Para apresentar a didática Broadway, Madonna utilizou de dividir a apresentação em cinco blocos distintos, possuindo o sexto bloco no (algo raro) melhor estilo ‘bis’. O primeiro ato (Metropoles/Futurístico), expõe os bailarinos em uma performance de ‘Express Yorself’ bem semelhante ao revolucionário clipe.

Na sequência do segundo ato, temos o estilo Egípcio para cantar a única musica presente nesse ato (“Like A Virgin”), num misto oriental sensual árabe, dando uma dramaticidade maior à música, além de trazer a figura pertinente do sutiã-cone criado pela Jean Paul Gaultier.

Já no terceiro ato Religioso temos uma Madonna quase freira segurando firme um lindo terço de prata dançar e cantar “Like A Prayer”. O quarto e o quinto blocos Cabaré+Anos 40/50 retrata toda a leitura de seu novo filme a época (Dick Tracy). Aqui podemos notar uma excelente performance vocal de Madge. E para finalizar, o bloco Festa com a faixa excêntrica “Keep It Together”, deixa evidente o simbolismo do trabalho em família.


Curiosidades

- Durante apresentações em Toronto, Madge cantou ‘Dear Jessie’ em estilo acústico seguido de ‘Cherish’. Enquanto na Suécia, entoou versos de ‘Spanish Eyes’ seguido de ‘Cherish’ em versão acústica;

- Faturamento de US$65,7 milhões, sendo a turnê mais bem sucedida de 1990;

- The Blond Ambition Tour excursou por 27 cidades em seus 4 meses de apresentações;

- Os equipamentos utilizados na montagem de palco (luzes, cenários e etc.) foram transportados por 18 caminhões;

- Madonna teve que cancelar 4 shows nos EUA ( Chicago, Wochester, Philadelphia e Nova York) por conta de problemas em suas cordas vocais;

- Os US$ 300.000,00 arrecadados da apresentação de Nova York foi doada para amfAR (Fundação de Combate e Pesquisa a AIDS);

- O último show da tour, ocorrido na cidade de Nice (França), teve a transmissão ao vivo mundial pela HBO, sendo o espetáculo mais visto no mundo;

- Para a promoção do show, foram lançados 3 clipes: “Like A Virgin”, “Holiday” e “Hanky Panky”.