quinta-feira, 20 de julho de 2023

Biografia | Hulk (Jogador)

Givanildo Vieira de Sousa, mais conhecido como Hulk é um atacante brasileiro com carreira internacional. Nascido em Campina Grande, na Paraíba, o jogador passou por clubes como o Serrano-PB, Vilanovense-POR, São Paulo-SP e Vitória-BA nas categorias de base. Pela equipe baiana se profissionalizou, mas atuou em apenas dois jogos e logo se transferiu para o futebol japonês.

Na Terra do Sol Nascente, Hulk se consolidou como jogador profissional e deu os primeiros passos rumo a um maior destaque na carreira. O primeiro clube foi o Kawasaki Frontale-JAP, mas o sucesso no Japão se deu nas equipes do Consadole Sapporo-JAP e no Tokyo Verdy-JAP, nas quais o ataque se notabilizou pela capacidade de marcar gols e ser decisivo com um futebol de força, velocidade e ótima finalização.

O bom desempenho na liga japonesa chamou a atenção do Porto, um dos maiores clubes de Portugal. Pelos Dragões, Hulk atingiu o ápice da carreira, se tornou ídolo da torcida e ainda ganhou projeção para uma carreira internacional. No Porto, Hulk foi tetracampeão do Campeonato Português, venceu a Taça de Portugal em três oportunidades e ganhou por quatro vezes a Supertaça de Portugal. O maior título foi a Liga Europa na temporada 2010/11. Hulk ainda foi o artilheiro da liga portuguesa no mesmo ano. Ao todo, foram 77 gols e 61 assistências em 169 jogos pelos portistas.

A temporada 2012/13 levou Hulk à Rússia. O atacante acertou com o Zenit-RUS, um dos principais clubes do país, e conseguiu repetir o sucesso dos tempos de futebol português. Em quatro temporadas pelo clube de São Petersburgo, foram 76 gols e 60 assistências em 148 partidas. O paraibano venceu a Premier League Russa na temporada 2015, ano em que foi eleito o melhor jogador do ano, e foi campeão da Taça da Rússia e da Supertaça em 2016.

Antes de se transferir para o Atlético, Hulk ainda teve uma vitoriosa passagem pelo futebol chinês. A transferência para o Shanghai SIPG-CHI representou a maior transferência da história do futebol chinês até 2016; R$ 200 milhões foi o que o Shanghai pagou ao Zenit pelo acordo. Hulk foi campeão chinês na temporada 2017/18, além da Supercopa da China em 2018/19. Pela equipe chinesa, Hulk acumulou 145 jogos, marcou 76 gols e 54 assistências.

Seleção Brasileira

A primeira convocação de Hulk para a seleção canarinho foi em 2009, para a disputa de amistosos. O atacante voltou aos planos brasileiros em 2011, quando voltou a disputar jogos preparatórios visando a disputa da Copa do Mundo de 2014. No meio do caminho, o atleta defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, em Londres, torneio em que foi medalhista de prata e marcou um gol.

Em 2013, Hulk foi titular da seleção brasileira campeã da Copa das Confederações. No ano seguinte, também participou da Copa do Mundo no Brasil. Defendendo o time canarinho, Hulk marcou 12 gols em 53 jogos disputados.


Atlético

No início de 2021, Hulk foi anunciado como grande reforço do Galo para a temporada.

Temporada 2021

A estreia do atacante aconteceu no jogo contra o Uberlândia, pelo Campeonato Mineiro, em que anotou uma assistência para o gol de Diego Tardelli, tendo o Atlético vencido por 4 a 0.

O primeiro gol de Hulk com a camisa do Galo foi marcado em 19 de março, na vitória por 3 a 0 contra o Coimbra. Já em 27 de abril, pela Libertadores, na partida disputada contra o América de Cali, Hulk marcou duas vezes após entrar no segundo tempo, garantindo a vitória do Atlético. O Campeonato Mineiro de 2021, primeiro título conquistado por Hulk com a camisa preta e branca se deu em 22 de maio, após empate sem gols com o América.

Em 21 de novembro assumiu a artilharia do Campeonato Brasileiro, posto que não perderia até o fim do campeonato. Foi a principal peça atleticana na conquista do torneio nacional, marcando 19 gols em 35 partidas disputadas.

Já na conquista da Copa do Brasil, Hulk disputou todas as dez partidas do Atlético, tendo marcado em oito delas. Assim como no Campeonato Brasileiro, o atacante foi o artilheiro do torneio, se tornando o primeiro jogador a ser campeão e artilheiro das duas competições em apenas uma temporada.

Para finalizar o ano, Hulk foi artilheiro do Brasil em toda a temporada, anotando 36 gols em 68 jogos, além de ter concedido 13 assistências. Também conquistou os prêmios Bola de Ouro, Craque do Brasileirão, Bola de Ouro da Copa do Brasil, Seleção da Libertadores e Equipe Ideal da América.


Temporada 2022

Logo no início do ano de 2022, Hulk conquistou com o Galo a Supercopa, derrotando o Flamengo, anotando um gol no tempo regulamentar e dois gols na disputa de pênaltis. Ao término da competição, recebeu o prêmio de Melhor Jogador do torneio.

Um mês após a conquista de mais um título nacional, tendo em vista que o primeiro contrato assinado por Hulk terminaria em 31 de dezembro de 2023, o clube e o jogador assinaram a renovação até 31 de dezembro de 2024, com opção de extensão até 31 de dezembro de 2025. O anúncio foi feito por meio das redes sociais do clube, em que Hulk gravou um vídeo informando a renovação aos torcedores.

Apenas um ano após sua chegada ao Atlético, Hulk se tornou o maior artilheiro do "Novo Mineirão" após marcar dois gols na vitória sobre a Caldense pelo Campeonato Mineiro, com um total de 32 gols no estádio.

Conquistou seu segundo Campeonato Mineiro após uma vitória por 3 a 1 contra o Cruzeiro, quando marcou duas vezes para garantir a vitória do maior campeão do Estado de Minas Gerais. O final foi disputada em partida única e contou com 53.572 espectadores pagantes in loco. Hulk terminou o Campeonato mais uma vez como artilheiro, tendo anotado 10 gols em apenas 8 jogos, tendo uma média superior a 1 gol por partida.

Em 03 de agosto, Hulk se tornou o maior artilheiro da história do Atlético na Copa Libertadores após marcar contra o Palmeiras no empate por 2 a 2, no Mineirão, chegando a 12 gols no total.

Temporada 2023

No Campeonato Mineiro, Hulk, assim como fez nos dois anos anteriores, conduziu o clube ao título, sendo o tetracampeonato seguido, feito que não acontecia desde a década de 1980. No segundo jogo da final do torneio, em partida disputada contra o América, o ídolo alvinegro anotou dois gols na vitória por 2 a 0 sendo, pela terceira vez consecutiva, artilheiro Campeonato Mineiro.

Até o momento, repetindo os anos de 2021 e 2022, Hulk é o artilheiro do Atlético com 21 gols marcados em 35 partidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário