“Se eu pudesse, eu teria votado em
Obama para um terceiro mandato.”
O
audiovisual costuma tratar frequentemente de temas relevantes para a sociedade,
sendo que o racismo, recentemente confrontado pela série Dear White People, foi ganhando cada vez mais espaço nas últimas
décadas. O tratamento de uma denúncia social através de um gênero mais
específico, fora os dramas e comédias usuais, consegue ser um frescor à
linguagem cinematográfica, visto que a problemática, de fato, não precisaria de
uma renovação. O racismo está aí, para quem quiser ver, sublimado pela mídia e
pelo povo que, quando não consegue omitir a sua existência, busca se esquivar
de uma concreta participação no fato social.
A
recém-entrada de Jordan Peele, vindo
do âmbito humorístico, no gênero do terror, origina Corra!, que por intermédio de uma revisão satírica dos conflitos
raciais, conduz explicitamente e implicitamente uma fervorosa capacidade de
análise sobre a temática. Na trama, Chris Washington (Daniel Kaluuya) namora Rose Armitage (Allison Williams), uma garota branca que pretende levar seu
namorado, que é negro, para finalmente conhecer sua família presumidamente
não-racista. O roteiro introduz, em um primeiro plano, uma subversão perspicaz
ao cenário do subúrbio americano, abordando inicialmente um caso específico de
racismo envolvendo um policial – importantíssimo para nossa apreensão ao final
do longa, em determinada cena que nos remete a este evento passado. Mas é
dentro da casa dos Armitage que o medo do absurdo inerente a certas
inconveniências nos mostrará a verdadeira alma da obra.
A
atmosfera criada por Peele enclausura o espectador dentro do filme,
paralisando-o diante de um magnífico jogo psicológico. Todas as sequências de
submersão hipnótica são claustrofóbicas, permitindo que o senso de perigo se
estenda incrivelmente por meio de uma inventiva composição visual para a
sensação de aprisionamento criada sobre Chris. A queda sem fim alonga
minuciosamente a vontade descontrolada do próprio espectador retomar seu corpo.
Aliás, essa aproximação do protagonista para com o público é muito bem explorada.
Cada desconforto é inteligentemente refletido nas reações organicamente
plausíveis do personagem de Daniel
Kaluuya.
A
desconfiança é agilmente colocada como recurso narrativo, abruptamente
interrompendo as consequentes definições das características dos personagens,
para iniciar, de fato, a brincadeira com o espectador. Enquanto Catherine Kenner transmite uma
suavidade incômoda, utilizando da paciência inquieta para principiar uma tensão
contínua, Bradley Whitford aborda
com bastante competência suas facetas iniciais; uma figura de bom moço, que
reproduz princípios convenientes para surpassar uma imagem distorcida de si
mesmo.
A
crítica ao racismo, impregnada intrinsecamente na obra, encontra maior
sagacidade no fato de Dean, um neurocirurgião, e Missy, uma psiquiatra, não
possuírem os estereótipos dos preconceituosos americanos. Ambos são liberais
que, como bem apontam, votariam no Obama
para um terceiro mandato, presumidamente incapazes de agir contra alguém por
conta da sua cor da pele.
Por
outro lado, o papel de Allison Williams
abre margens para o estabelecimento de uma inocência prematura diante das
derradeiras resoluções. Se há dúvidas de que Dean e Missy sejam pessoas
normais, a perfeita harmonia na relação entre Rose e Chris garante ao público um
juízo de confiança muito grande; os dois estão apaixonados, trocando carícias e
desabafos, em uma união que soa infalível. De tal forma pode-se categorizar o
elenco como acuradamente encaixado, sendo que até Jeremy Armitage (Caleb Landry Jones) funciona na
narrativa graças exclusivamente ao seu intérprete. Por outra via, no texto ele
é definitivamente o mais deslocado do cerne da engenhosa argumentação de Peele,
a qual não prevê artifícios baratos para se debater o racismo, sendo um ponto
fora da curva que tal personagem seja mais correlacionável aos arquétipos
sulistas, que foram dispensados em um primeiro momento.
As
estranhezas, que se agravam com a apresentação dos empregados da casa, Georgina
(Betty Gabriel) e Walter (Marcus Henderson), são, como apontadas
anteriormente, recepcionadas realisticamente por Chris, protagonista que se
configura como um dos pontos mais altos do longa não apenas pelo trabalho de
Peele, mas igualmente por conta de seu ator. Daniel Kaluuya, já conhecido do público pela sua participação na
primeira temporada de Black Mirror,
desponta aqui como um artista de enorme expressividade. Dialogando com as
piadas constrangedores feitas por Dean, ainda no primeiro ato do filme, o ator
encara com extrema veracidade sua resposta ao desconforto; uma piada sem graça,
na qual a risada sai forçada, para que a situação não seja mais embaraçosa. No
entanto, o que mais surpreende é a amplitude emocional presente nos seus olhos.
Na sequência da primeira hipnose de Chris, Kaluuya vai aos poucos, com extrema
sensibilidade, graduando seu olhar até chegar na destruição psicológica total,
esmagadoramente tocante.
Tendo
em vista a origem profissional de Jordan
Peele – a comédia, é de se surpreender a competência do humorista em
trabalhar o terror de modo tão extraordinário e responsável. Dito isto, também
é curiosa a maneira como o diretor e roteirista consegue fazer uma excelente
utilização de sua veia cômica para realçar as tensões do filme.
O
melhor amigo de Chris, Rod Williams (Lil
Rel Howery), aufere uma boa presença, aliada a recortes extremamente
sensatos, que buscam se distanciar de uma quase paródia. A exceção mais grave,
que prejudica levemente o tom do filme, reside na aparição da atriz Erika Alexander. Mesmo possuindo uma
genuinidade por de trás da situação, é inegável uma percepção mais cartunesca
da qual deveria ter sido produzida. Ao chegar, enfim, o momento das revelações,
Corra! permite-se, até mesmo na
exposição gratuita, surpreender o espectador e angustiá-lo, concentrando o
pavor no modo como apresenta as soluções dos seus quebra-cabeças.
No
estupendo ato final, Jordan Peele
prova por definitivo uma já notabilidade como cineasta, encaixando todos os
itens apresentados por meio de penetrantes metáforas, algumas alusivas à
escravidão. O roteiro ainda guarda para seus últimos minutos um pungente
desespero, aterrado essencialmente à fuga permanente do cidadão negro das mãos
de uma sociedade passivamente e agressivamente preconceituosa. Com uma
abordagem original da questão racial dentro dos Estados Unidos, Corra! é, mormente, um filme de terror
de excelência.
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