A banda foi montada em London, em 1989 sob o nome "Seymour", que ao assinar com a gravadora, em 1990, foi induzida a mudar seu nome. O primeiro álbum, Leisure (1991), teve modesta repercussão entre o público, apesar do hit There's No Other Way. Já Modern Life Is Rubbish (1993) foi um fracasso de vendas, apesar das ótimas críticas e de ser considerado o marco inicial do Britpop, o que fica claro em singles como For Tomorrow, Chemical World e Popscene.
O álbum Parklife, lançado em 1994, foi a grande explosão da banda, especialmente no seu país de origem, a Inglaterra (onde superou a marca de 1 milhão de cópias), devido a hits como Girls & Boys, Tracy Jacks, To The End, End of a Century e a faixa-título.
Em 1995, a banda se envolveria em um dos mais interessantes episódios da música pop com a banda Oasis. Aproveitando o antagonismo já existente entre as duas bandas, a gravadora Food Records decidiu mudar a data de lançamento do single Country House para 14 de agosto, o mesmo dia do single "Roll With It" dos irmãos Gallagher. A mídia inglesa vendeu o fato como "A Batalha do Britpop". A "batalha" foi ganha pelo Blur (Country House vendeu 274.000 cópias contra 216.000 de Roll With It) mas é fato que o Oasis, alguns meses depois, venceria a "guerra", ao obter um estrondoso sucesso com o disco "(What's The Story) Morning Glory?" nos Estados Unidos e consequentemente, mundial. Lançado em setembro do mesmo ano, The Great Escape, o quarto disco do Blur, representou o ápice do Britpop, a despeito de seu fraco desempenho nos charts norte-americanos. Canções como Country House, Stereotypes, Charmless Man, It Could Be You, The Universal levaram o álbum rapidamente ao topo das paradas britânicas.
Em 1999, o Blur lançou o álbum 13, completamente influenciado pelo fim do relacionamento de Damon com Justine Frischmann da banda Elastica. Destaque para as faixas Tender e Coffee & TV, sendo que esta rendeu um premiado videoclipe estrelado por uma caixinha de leite. A esta altura, os outros membros da banda iniciaram ou já haviam iniciado diversos projetos paralelos: Graham lançou seu segundo álbum solo em 2000; Alex era parte do grupo Fat Les junto com Keith Allen e Damien Hirst; e finalmente, o próprio Damon criou junto com outros artistas a banda de desenho animado Gorillaz, além de viajar para Mali e lançar um CD com músicas regionais africanas. Durante esse intervalo, foi liberada a coletânea The Best Of Blur, que contava com os 17 temas mais famosos e uma inédita, Music Is My Radar.
O Blur compôs uma música que seria utilizada para a sonda Beagle 2, que iria estudar o planeta Marte. A música era o sinal que o robô iria enviar para confirmar o sucesso do pouso. Infelizmente, por causas ainda sendo investigadas, o sinal não foi ouvido e a sonda fracassou em sua missão.
Depois de anos inativa, Damon Albarn confirma uma reunião para 2009 junto com o guitarrista Graham Coxon, para turnê que aconteceu em várias localidades da Europa. Em 2 de Julho de 2009 aconteceu o grande show no Hyde Park que deu origem ao DVD "No Distance Left To Run" e ao disco: "All the People: Blur Live at Hyde Park".
Em 2010, a banda lança a sua primeira música inédita de estúdio e single desde 2003, Fool's Day.
Em julho de 2012 a banda anunciou o lançamento de duas novas músicas, "Under the Westway" e "The Puritan", ambas alegadamente compostas para o show que comemoraria o fim das Olimpíadas de 2012. Em 12 de agosto do mesmo ano a banda se apresentou para um público de 80 mil pagantes no Hyde Park em grande forma, repetindo o feito de 2009 de esgotar um dos maiores espaços para shows da Inglaterra. Logo após a banda lançou um novo trabalho ao vivo intitulado Parklive, em CD e um DVD, com a gravação dos shows realizados nas festividades de encerramento das Olimpíadas e gravações feitas nos shows "de aquecimento", além de lançamento em vinil do single Under the Westway.
Após 12 anos sem criar álbuns de estúdio, já com a volta de Graham Coxon, a banda anuncia seu novo álbum, The Magic Whip, lançado em 27 de Abril de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário