segunda-feira, 24 de abril de 2023

Biografia de Maria Bethânia

 

Maria Bethânia (1946) é uma cantora brasileira. As músicas, Ronda, Negue, Olhos Nos Olhos, Explode Coração e Tatuagem são algumas de suas grandes interpretações.

Maria Bethânia Viana Teles Veloso nasceu em Santo Amaro da Purificação, Bahia, no dia 18 de junho de 1946. Filha do funcionário dos correios José Teles e de Claudionor (Dona Canô), começou a frequentar o meio artístico junto com o irmão Caetano Veloso.

Em 1960 mudou-se para Salvador, com o objetivo de estudar. Em 1963 estreou como cantora na peça Boca de Ouro de Nelson Rodrigues. Em 1964 participou do show “Nós, Por Exemplo”, ao lado de Caetano, Gal Costa, Gilberto Gil e Tom Zé, da inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador.

O dia 13 de janeiro de 1965 foi o início de uma consagrada carreira, ao se apresentar no show “Opinião”, no Rio de Janeiro, a convite da cantora Nara Leão. A música de protesto “Carcará” foi seu primeiro sucesso. Nesse mesmo ano, gravou seu primeiro disco “Maria Betânia” (1965).

Em 1967 lançou o segundo disco “Edu e Bethânia” uma parceria com o cantor e compositor Edu Lobo. Nos anos seguintes, entre outros discos solo, lançou: Maria Bethânia (1969), A Tua Presença (1971), Drama (1972), Pássaro Proibido (1976),

Em 1976, junto com Caetano Velozo, Gal e Gil, formaram a banda hippie “Doces Bárbaros” para excursionar pelo país em comemoração aos dez anos de sucesso das carreiras dos cantores. O disco "Doces Bárbaros" foi gravado ao vivo.

Em seguida, Maria Bethânia lançou os álbuns: Pássaro da Manhã (1977), Álibi (1978), Mel (1979) e Talismã (1980), A Beira e o Mar (1984) e Memórias na Pelo (1989).

Década de 1990

Em 1990, Bethânia lançou o disco “25 Anos” para comemorar os 25 anos da carreira. Vários cantores participaram do disco, entre eles: Gal Costa, Alcione, João Gilberto, Hermeto Pascoal, Almir Sater e Toninho Horta.

Em 1992, lançou “Olho d’Água” quando reuniu algumas músicas com temas religiosos, entre elas: Ilumina, Medalha de São Jorge, Louvação a Oxum, Rainha Negra e Búzio.

Em 1993, lançou o disco “As Canções Que Você Fez Pra Mim”, com músicas de Roberto e Erasmo Carlos, que fez um enorme sucesso. No mesmo ano, lançou a versão em espanhol “Las Canciones que Hiciste pra Mi”.

 

Década de 2000

No ano 2000, a carreira de Maria Bethânia foi marcada por grandes encontros musicais. Em abril se apresentou, em Salvador, ao lado do tenor italiano “Luciano Pavarotti” e Gal Costa. Em maio fez um show com Caetano Veloso no Pavilhão Atlântico em Lisboa, Portugal. Em dezembro, se apresentou, com Gilberto Gil, no Farol da Barra, em Salvador.

Em 2000, Maria Bethânia fez 35 anos de carreira que só foram comemorados em 2001, junto com o lançamento do álbum “Maricotinha”, no palco do Canecão, no Rio de Janeiro, quando reuniu os grandes nomes da MPB, entre eles, Chico Buarque, Caetano e Gilberto Gil.

Em 2006, Bethânia venceu o “Prêmio TIM da Música” como “Melhor Cantora”, “Melhor Disco” com “Que Falta Você Me Faz” (2005, com músicas de Vinícius de Morais) e “Melhor DVD” com Tempo Tempo Tempo (2005, comemorativo dos 40 anos de carreira).

Em 2008, fez uma turnê ao lado da cantora cubana Omara Portuondo, quando se apresentou no Brasil, Chile e Argentina, resultando em um DVD gravado no Palácio das Artes em Belo Horizonte.

Depois de longos anos sem aparecer na TV, em junho de 2010, Bethânia participou da homenagem ao cantor Erasmo Carlos pela passagem dos 50 anos de carreira do cantor, no especial do programa Altas Horas. Na ocasião cantou músicas do álbum “As Canções Que Você Fez Pra Mim”.

Em 2012, Maria Bethânia lançou “Oásis de Bethânia”, o seu quinquagésimo álbum de estúdio, que conta com a participação de Lenine. Em 2014 a faixa título foi indicada ao Grammy Latino de Melhor Música Brasileira.

Em 2015 a cantora completou 50 anos de carreira e iniciou a turnê “Abraçar e Agradecer”, que percorreu diversas cidades brasileiras, quando foi bastante aplaudida.

Em 2016, Bethânia foi homenageada com o título de “Doutora Honoris Causa”, pela Universidade Federal da Bahia, por sua contribuição à Música Popular Brasileira. Nesse mesmo ano, foi homenageada pela escola de samba “Mangueira”, que desfilou com o enredo “Maria Bethânia: a Menina dos Olhos de Oiá”.

No dia 30 de julho de 2021, Maria Bethânia lançou o CD “Noturno” com 12 canções inéditas. Do álbum, foram lançados dois singles: “A Flor Encarnada” e “Lapa Santa”.

 

Religião

Maria Bethânia é devota de Orixás e também de santos católicos. Em uma entrevista, a cantora declarou que a primeira vez que pisou em um terreiro foi no Rio de Janeiro, mas só se tornou adepta à religião depois de ir ao terreiro de Mãe Menininha do Gantois, na Bahia, em companhia do poeta Vinícius de Morais.

Durante sua iniciação no Candomblé Maria Bethânia descobriu que é filha de Iansã, Ogum e Oxóssi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário