terça-feira, 1 de setembro de 2015

Especial VMA | 5 vencedores da categoria 'Revelação' que realmente aconteceram

Revelar alguém que seja interessante pro mercado pode até ser uma tarefa simples à primeira vista, principalmente quando se tem um grande nome por trás (seja gravadora ou empresário). Porém, da mesma forma que alguns nomes atingem o sucesso meteórico em suas estreias, caem no ostracismo em igual proporção com o passar dos meses de hype (às vezes bem exagerado, inclusive).

Nesses 31 anos de MTV Video Music Awards, vimos muitos artistas receberem da emissora a alcunha de "Revelação" ou, mais recentemente, "Artist to Watch" ou "Breakthrough Artist". Nomes como Michael Penn e Jesus Jones foram alguns que falharam na tentativa de transpor a barreira promessa x realidade, e acabaram mais que esquecidos pelo canal e também pelo público.

Outros, se consagraram após o prêmio e evoluíram/evoluem suas carreiras, ano a ano, mantendo-se firmes e fortes em meio a um mercado musical cada vez mais disputado ou se tornando lendas definitivas. Aproveitando a edição 2015 da premiação mais adorada pelos amantes do mundo pop, que rolou nesse último domingo, 30 de agosto, nós listamos 5 vencedores do prêmio de revelação que se firmaram no mercado, deixando um legado bem positivo em alguns casos.

Nirvana - "Smells Like Teen Spirit"

Vencedores em 1992, graças ao sucesso da aclamada "Smells Like Teen Spirit", responsável por dar seguimento como segundo single ao icônico álbum "Nevermind", o legado da banda Nirvana até os dias de hoje é inegável. O saudoso Kurt Cobain e sua trupe, mesmo com um fim de carreira prematuro, marcaram toda uma geração, num dos maiores clássicos do rock de todos os tempos, bem como seu memorável videoclipe, o primeiro da carreira do cineasta Samuel Bayer, baseado no conceito de concerto numa escola que acaba em anarquia e tumulto.

Alanis Morissette - "You Oughta Know"

A grande aposta da MTV no ano de 96 foi a brilhante deusa do rock alternativo, Alanis Morissette. E a aposta foi mais que acertada, afinal, "Jagged Little Pill", seu álbum de estreia, lançado um ano antes, fez tanto, tanto sucesso, que está na lista definitiva dos 200 Álbuns Definitivos de Todos os Tempos, pela Rock and Roll Hall of Fame, além de ter dado 4 Grammys à canadense e ser o mais bem vendido álbum de estreia de uma cantora feminina de todos os tempos, com 14,7 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos e mais de 30 milhões mundialmente. Sem contar todo o legado e inspiração para diversos nomes hoje em dia, por ser uma das percussoras do movimento feminista dentro de um gênero dominado por homens, como o rock.

  
Eminem - "My Name Is"

Nem precisamos de maiores apresentações aqui, né? Vencedor da categoria em 99, um dos maiores rappers de todos os tempos, dispensa comentários.

Avril Lavigne - "Complicated"

Nossa querida Peter Pan também já venceu a categoria de "Artista Revelação". O ano era 2002, e Avril se tornava ali, aos 17 anos, a cantora mais jovem a receber um prêmio da MTV e, ainda hoje, 13 anos depois, mantém uma carreira sólida, mais hits consagrados e fãs espalhados pelo mundo todo.

Lady Gaga - "Poker Face"

Por fim, temos nossa cantora de jazz desde os 13 anos favorita e mãe de todos os monstrinhos desse planeta, que começou seu legado (que atualmente dá uma pausa, mas voltará com tudo, sabemos disso) nas premiações no ano de 2009, vencendo a categoria de Revelação, que também contava com um tal de Drake aí. O clipe em questão, é o icônico "Poker Face", que seria superado no VMA seguinte, por algo ainda mais memorável, mas isso é história pra outro post.

Maroon 5 - "This Love"

Vencedor em 2004

The Killers - "Somebody Told Me"

Venceram em 2005

Justin Bieber - "Baby"

Venceu em 2010

One Direction - "What Makes You Beautiful"

Venceu em 2012

Esse ano quem venceu foi Fetty Wap, que concorreu com Vance Joy, George Ezra, James Bay e FKA Twigs. Esperamos que eles consigam manter o sucesso.