terça-feira, 1 de setembro de 2015

Cineasta chama Regina Casé de gorda em debate e é banido de cinema

Terminou em barraco um debate sobre o filme Que Horas Ela Volta?, realizado em Recife, no sábado (29). O elogiado filme é protagonizado por Regina Casé, que foi chamada de gorda pelo cineasta Cláudio Assis, de acordo com pessoas que estavam no debate.

Outra confusão aconteceu porque o cineasta Lírio Ferreira gritou durante o debate e impediu pessoas de fazerem perguntas.

Anna Muylaert, diretora do filme, também teria sido alvo de machismo.

Thales Junqueira, diretor de arte em Que Horas Ela Volta?, comentou os problemas em sua página no Facebook.

Quero que o debate do Que horas ela volta? realizado ontem no Cinema do Museu seja postado na íntegra. As pessoas precisam assisti-lo. Não só porque conseguimos levantar reflexões importantes - e novas - sobre o filme, mas também pelo show de machismo escandaloso de Lírio Ferreira e Claudio Assis que tentaram impedir uma mulher diretora de falar sobre seu próprio cinema. Não defendi Anna Muylart ontem daquela violência porque ela não precisa ser defendida por mim nem por homem nenhum. Falei pelo meu incomodo e pelo absurdo de ver tanta gente interessada pelo filme abandonando o debate diante das tentativas de desbaratinar a gente, de esculhambar com tudo. Show de machismo, sexismo, gordofobia: insentos em volta da lampada. Não passarão. Me entristece ver artistas ficando pra trás, sendo engolidos pela poeira da história, sem conseguir pegar o bonde que já esta lá na frente. Eu estou no bonde. E não tenho rabo preso com ninguém.

Jornalistas presentes no evento publicaram nas redes sociais que Cláudio e Lírio estariam embriagados. O Jornal do Comércio fez a mesma afirmação. Em entrevista à publicação, Anna Muylaert falou que o ocorrido faz mesmo refletir sobre machismo e preconceito.

— Eles estavam bastante alcoolizados. Agiram de maneira infantil e boba, numa atitude de egolatria comum aos homens. Quando viram uma mulher em evidência, precisaram atrapalhar o momento. O machismo é um tema levantado recorrentemente em todos os lugares que frequento. Em países da Europa, em várias cidades do Brasil que tenho visitado, o assunto sempre vem à tona. As mulheres não aguentam mais. Estamos todas por um fio.

De acordo com outras pessoas nas redes sociais, os cineastas ainda fizeram comentários preconceituosos com relação aos homossexuais. Cláudio teria chamado um maquiador do filme de "bichona".

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), responsável pelo Cinema da Fundação, onde aconteceu o evento, divulgou uma nota oficial sobre o assunto.

— A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) informa que, diante do comportamento lamentável dos cineastas Cláudio Assis e Lírio Ferreira no Cinema do Museu, no último sábado (29), não permitirá qualquer evento envolvendo os dois realizadores, e suas respectivas produções, em qualquer espaço da Fundaj. A punição tem validade por um ano. Em respeito ao público e prezando pela promoção da Educação e da Cultura, de forma democrática, a Fundaj reafirma seu compromisso com a qualidade e o respeito aos seus diversos públicos.

Cláudio e Lírio não comentaram o assunto até o momento. No Facebook, uma página de fãs de Cláudio repudia a atitude do cineasta responsável por filmes como A Febre do Rato, Baixio das Bestas e Amarelo Manga. Lírio é conhecido por filmes como Árido Movie e Sangue Azul.