Prestes
a voltar à televisão, a apresentadora Xuxa
Meneghel avança na carreira de empresária para incrementar seu faturamento
de R$ 100 milhões por ano. Ela agora mira as baixinhas que passaram dos 30 anos
de idade.
Para
qualquer profissional, ficar dois anos afastado de sua atividade de trabalho
pode ser o suficiente para perder o reconhecimento. No mundo artístico, esse
hiato costuma ser ainda mais problemático. Mas nada disso afeta a apresentadora
Xuxa, a gaúcha Maria da Graça Meneghel, uma das personalidades mais importantes da
história da tevê brasileira. Uma aparição surpresa, na terça-feira 2, para
cortar a fita de inauguração de uma clínica de depilação a laser, num shopping
center de São Paulo, causou comoção, empurra-empurra e gritaria de parte dos
fãs, que queriam tirar uma foto com a rainha dos baixinhos.
A
aparição fazia parte de um anúncio da entrada de Xuxa como sócia na rede de franquias Espaçolaser, a maior do segmento de depilação a laser do Brasil. “Minha maior conquista é a credibilidade, a
confiança que as pessoas têm no que eu falo dos produtos, negócios e serviços
que eu venha a representar”, disse à DINHEIRO. “Temos visto, através de pesquisas, que a credibilidade na minha imagem
é o meu ponto forte. Estou investindo na área de estética, beleza e bem-estar.”
Atualmente, o mundo X original e
mais bem sucedido – em comparação com o império do empresário Eike Batista, de empresas que levavam a
letra X no nome e que acabaram sendo
vendidas ou passando por processos de recuperação judicial – compreende seis
empresas.
Elas
atuam nas áreas de entretenimento, vestuário, licenciamento de produtos com a
marca Xuxa, franquia de buffets
infantis e comércio eletrônico (ver quadro). A Xuxa Produções é a holding que coordena esses negócios. Na área
internacional, a Xuxa International
fica responsável pela venda de produtos e campanhas publicitárias que atingem
17 países, na América Latina e inclui o mercado latino dos EUA. Segundo Xuxa, a expectativa é de que seu grupo
de empresas feche 2015 com um faturamento de R$ 100 milhões. “A Xuxa ajudou no desenvolvimento do mercado
de licenciamento no Brasil”, diz Sérgio
Almeida, sócio e diretor de operações da iFruit, agência especializada em
campanhas digitais com celebridades.
O
investimento no mercado de beleza acontece num momento decisivo da trajetória
da loira. Depois de um período afastada da programação da Globo, emissora na
qual permaneceu por duas décadas, Xuxa
estreará o seu novo programa na rival Record. Estima-se no mercado que ela
receberá R$ 1 milhão de salário, terá participação no faturamento comercial do
programa e ainda contará com espaço publicitário na grade para divulgar os seus
produtos. A nova atração deve ir ao ar na segunda semana de agosto e se chamar Xuxa Meneghel. Será gravada ao vivo, e
estará voltada para o entretenimento familiar. “Não haverá um quadro infantil”, disse Xuxa.
Segundo
a dublê de apresentadora e empresária, pesquisas apontam que o público que
atualmente segue a sua carreira com mais interesse é o de mulheres da faixa
etária entre 30 e 40 anos. “É uma faixa
premium de público consumidor, com grande influência nas decisões de compras em
suas casas”, diz Almeida. “A marca
Xuxa está muito estabelecida com os fãs que cresceram com ela, e vejo grande
potencial dela ter sucesso com esse público. A maior dificuldade será que hoje
a audiência de tevê está muito mais fragmentada, com a disputa com canais a
cabo e a internet, do que quando ela começou.”