quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Rádio jovem da BBC não toca Madonna por ser velha e irrelevante para adolescentes. Fãs e artistas se revoltam e rádio nega tudo


Uma matéria publicada no jornal Daily Mail provocou uma avalanche de críticas à rádio inglesa da BBC por suas possíveis declarações.

Tudo começou com o texto dizendo que a Radio 1, uma das maiores emissoras jovens de rádio do Reino Unido e que faz parte da gigante BBC, ter banido o single “Living for Love” de sua programação. Alegam que a canção foi retirada da programação dos DJs que tocam durante o dia na rádio.

Lançada oficialmente em dezembro em todo o planeta no iTunes após o vazamento de demos, junto com outras cinco canções, “Living for Love” demorou para ser lançada comercialmente no Reino Unido. A canção não está disponível até hoje para compra no iTunes para os ingleses e acredita-se que a estratégia é aguardar a apresentação de Madonna no Brit Awards, no dia 25/fev, e assim com a repercussão, o single ganhar boas vendas e charts.

Apesar dos pedidos e da curiosidade sobre a nova canção da Madonna, a Radio 1 tocou “Living for Love” somente uma vez até hoje, no dia 09/janeiro e depois das 19h numa horário considerado de menor audiência. Porém, a música faz parte da programação de outra estação, a Radio 2, que é destinada a um público acima dos 35 anos. A Radio 1 é destinada a adolescentes e jovens, entre 15 a 29 anos.


A programação é toda sobre relevância. É natural que quando um artista envelhece seu público migre para outros lugares e a Radio 1 tem que refletir isso. A emissora tem o dever de atender às necessidades dos ouvintes mais jovens. Não acho que o público está sem dormir por não ouvir Madonna como anos atrás”, revelou uma fonte da rádio.

Madonna é a artista feminina com mais #1 no Reino Unido, 13 ao total (em primeiro está Elvis Presley com 21 #1, Beatles com 17, Westlife e Cliff Richard com 14.) Outros artistas também lutam para estar relevante e ter novos singles tocados na Radio 1, como Kylie Minogue, Robbie Williams, Cliff Richard, Take That e Kate Bush. O último single da Madonna a chegar ao #1 foi “4 Minutes”, de 2008, em parceria com Justin Timberlake. Curiosamente, Paul McCartney hoje é tocado na Radio 1 por pedidos da audiência pois a música “FourFiveSeconds” é em parceria com Rihanna e Kanye West.

Com a repercussão negativa da matéria, fãs ingleses começaram a bombardear a Radio 1 pedindo para tocar “Living for Love”, alegando que música não tem idade e que isso era puro preconceito. Artistas como Diplo e Boy George também entraram na causa e publicaram sobre o tema nas redes sociais.

A situação chegou a um nível tão tenso que a rádio divulgou um comunicado:

A Radio 1 não baniu ninguém em sua programação. Por favor, não acreditem no que lêem em jornais. As músicas tocadas na Radio 1 são escolhidas com base no mérito musical e relevância para o nosso público e 40% deles estão entre 15 e 29 anos. A idade do artista nunca foi um fator determinante. Inclusive, Paul McCartney possui duas músicas na programação, FourFiveSeconds e Only One.

Madonna passou dias quieta em seu Instagram, mas decidiu postar ontem um trecho da declaração que deu ao Jonathan Ross em 1992 quando comentou sobre preconceito de idade.

Nós não sofremos apenas de racismo, sexismo mas também de preconceito com a idade. Quando você atinge uma idade parece não estar mais permitido ser aventureiro. Não é mais permitido ser sexual. Muitos dizem “Oh isso é patético, espero que não continue fazendo isso daqui dez anos”. Quem se importa com isso? Que porra é essa?! Existe alguma regra? Você tem que morrer quando tem quarenta anos?”, disse Madonna em 1992.

Prevendo o futuro com Jonathan Ross muitos anos atrás”, escreveu ela na legenda.


Depois, postou uma foto sua do Grammy 2015.

Obrigado a todos os meus fãs por todo o apoio. Significa muito! Somos todos <3.

E hoje Madonna publicou uma nota de jornal sobre o caso em que cita um fã “Tenho dezessete anos e não sou velho. Eu quero ouvir Madonna!”. E ela agradeceu “Oh meu Deus, obrigado, pessoal! Eu amo vocês! Os verdadeiros corações valente.