quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Alanis Morissette | Supposed Former Infatuation Junkie - 1998


Em 1997 chegou às rádios “Uninvited”, música que faz parte da trilha do filme “Cidade dos Anjos” (“City of Angels”), primeira canção que Alanis Morissette arriscou compor sozinha (com produção assinada pela própria cantora em parceria com Rob Cavallo) e que lhe valeu dois prêmios Grammy.


No mesmo ano, uma Alanis desiludida com a fama partiu como mochileira em uma viagem de duas semanas para Índia, aonde chegou a contrair uma virose séria que quase a matou e a inspirou a escrever “Thank U”, primeira música de trabalho do seu segundo álbum, “Supposed Former Infatuation Junkie”, um disco que abandona a crueza das guitarras de “Jagged Little Pill” para introduzir novos instrumentos: surgem os sintetizadores, as cordas, a flauta (“That I Would Be Good”) e uma presença maior da percussão. Considerado pela cantora como o seu “disco de foda-se”, “Supposed…” é um álbum de transição cujas dezoito faixas apontam para várias direções: do rock alternativo (“Joining You”) ao pop (“One”), passando pelo dance rock (“So Pure”) e o industrial (“Sympathetic Character”; “Would Not Come”).


Como um álbum reflexivo, são longas letras, algumas escritas em fluxo de consciência (e é possível encontrar ecos da literatura beat – uma influência assumida – em canções como “Baba” ou no poema musicado “The Couch”), principalmente sobre a sua relação com a fama e com as questões familiares e amorosas não resolvidas durante a época em que alcançou o estrelato.

Aqui, Alanis mantém a parceria com Glen Ballard, mas apresenta mais quatro composições inteiramente próprias (“Are You Still Mad?”; “Sympathetic Character”; “Heart of the House”; “Your Congratulations”) e também assina a co-produção.


Mesmo vendendo menos que o anterior, “Supposed…” chegou a ser o segundo álbum feminino com a melhor estreia na Billboard, vendendo mais de 470 mil cópias na primeira semana e foi premiado em 2000 como Melhor Álbum no Juno Awards. No Brasil, fez grande sucesso com a balada “That I Would Be Good” presente na novela global “Suave Veneno”.

Como parte da divulgação da turnê em 1999, o álbum foi relançado no Japão e Austrália incluindo como bônus a versão demo de “Uninvited”.


Ouça: “Joining You”, “So Pure”, “That I Would Be Good”, “Thank U”, “Baba”, “Sympathetic Character”, “One


Nota: 9