“Madame X” chegou para valer. A
divulgação do novo álbum de Madonna
tem sido massiva e, uma semana após o lançamento de “Medellín”, carro-chefe do material que desembarca em junho nas
plataformas e prateleiras de todo o mundo, a cantora foi a atração de um
especial da MTV.
Direto
de Londres, Madonna falou por cerca
de 20 minutos sobre seu novo álbum e os passos que dará daqui em diante. No
evento, que reuniu cerca de 200 fãs em quatro metrópoles do mundo, entre elas
São Paulo, rolou um bate-papo com direito a perguntas feitas pelos fãs.
Na
ocasião, a cantora não só liberou o clipe da faixa, em que aparece dando aulas
de chá-chá-chá ao colombiano Maluma,
como também revelou detalhes da produção. Nessa conversa, conduzida pelo
apresentador Trevor Nelson, a cantora
foi ao cerne do projeto e disse que seu interesse por Lisboa, grande
influenciadora de “Madame X”, surgiu
a partir de uma vontade do filho mais velho, David Banda, de ingressar no futebol.
“Lá ele nunca teria, você sabe, um dos mais altos
níveis de treinamento nos Estados Unidos, então eu meio que rodei o mundo e fiz
muita pesquisa, para encontrar o meu top 5 de academias para rapazes para
treiná-lo. Lisboa foi minha cidade favorita entre as opções. Ele acabou ficando
no Benfica e eu fui a Lisboa para me tornar uma mãe de jogador de futebol.
Talvez seja a coisa menos esperada por vocês de uma garota controversa como eu,
mas há algo de controverso nisso, né?”.
A
cantora também disse que sua adaptação ao país foi um pouco complicada em
virtude da rotina. A ideia de fazer música, que surgiu despretensiosamente,
acabou sendo uma espécie de terapia.
“Não sou uma pessoa que sai com frequência
para boates, mas comecei a me entrosar e a maioria das pessoas que conheci eram
artistas, pintores ou músicos e comecei a ser convidada para ir à casa dessas
pessoas e a fazer sessões acústicas, em que nos sentávamos à mesa para comer,
beber e cantar. Começamos a tocar Fado, Samba… comecei a me questionar o que
acontecia ali”.
Madonna disse que para além de ter sido concebido em Portugal e
absorver dali inúmeras influências, “Madame
X” também serviu como ponte para sons e referências nunca antes ouvidos por
ela, oriundos de países como Angola, Guiné Bissau, Brasil, França, Espanha e
Cabo Verde – todos, posteriormente, aproveitados para a constituição do
lançamento.
“Tive o prazer de conhecer músicos de todos
esses lugares e ser inspirada por todos eles. Foi assim que as canções surgiram”.
Quanto
a pauta foi “Medellín”, Maluma fez uma participação especial
via conferência. Direto de Miami, o cantor foi só amores para sua musa, que fez
uma cobrança: ele ainda não tinha dito que roupa usaria no Billboard Music Awards hahahahaha Apresse isso aí, Juan! Foi nessa
hora também que Madonna ficou brava
com a MTV. Segundo ela, o tempo de
participação do colega foi muito pequeno. Cadê o programa de uma hora!?
Ela
também fez uma zoeira sobre o local de filmagens do clipe. Quando questionada
sobre onde haviam gravado a produção, ela brincou dizendo que tudo foi um
sonho, fazendo referência à letra.
“Tomei um trago e tive um sonho. Então
acordei em Medellín”.
Com
direção da dupla Diana Kunst e Mauro Morgo, conhecidos por seus
trabalhos conceituais ao lado de nomes como Rosalía, o material surgiu a partir de mais uma pesquisa feita por Madonna. A rainha gostaria, em suas
próprias palavras, de profissionais que agregassem um certo conceito ao que
quer que se fosse produzir.
“Trabalhei com dois diretores de Barcelona,
Diana e Mauro, e a principal razão pela qual quis trabalhar com eles foi que vi
antes de mais nada fortes influências de pinturas surrealistas. Queria um vídeo
que parecesse com uma pintura, por isso me senti tão interessada”.
Para
arrematar, Madonna falou sobre sua
decisão de trabalhar com o produtor Mirwaïs
Ahmadzaï, um colaborador de longa data. Após assinar as produções de “Music” (2000), “American Life” (2003) e de algumas das faixas de “Confessions on a Dancefloor” (2005), o
francês recebeu um novo chamado. Sobre a experiência, ela não pestanejou na
hora de fazer elogios.
“Foi maravilhoso. Eu não estava certa se ele
poderia ser o diretor, mandei a ele algumas músicas com o típico violão
português e perguntei o que ele podia fazer com aquilo. Ele me respondeu alguns
dias depois, estávamos na mesma onda. Ele é muito inteligente, super
aculturado, um cara bastante político. Foi inevitável que não trabalhássemos
com esses temas”.
CHEGA
LOGO, JUNHO! Enquanto isso, vai assistindo ao clipe de “Medellín”:
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