terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Banida? NFL exclui Beyoncé de lista de shows do Super Bowl em comunicado à imprensa

O anúncio oficial do show de intervalo do Maroon 5 no Super Bowl de 2019 veio acompanhado de uma grande polêmica. O comunicado enviado à imprensa pela liga de futebol americano NFL faz uma retrospectiva de artistas que já viveram grandes momentos nesse show de intervalo, tais como Katy Perry, Lady Gaga, Bruno Mars, Madonna e Justin Timberlake. Mas o comunicado deixa de fora Beyoncé.

A revelação foi feita pelo jornalista Ramin Setoodeh, da revista Variety. Ele printou o comunicado recebido por e-mail e twittou: “alguém pode perguntar à NFL por que Beyoncé foi excluída de seu release para a imprensa hoje, com a lista de performers legendários do show de intervalo do Super Bowl? Aqui está o release inteiro com ‘uma lista estimada de artistas recentes, incluindo Justin Timberlake, Lady Gaga, Coldplay, Katy Pery…’ Onde está Beyoncé?”.

Detalhe: Beyoncé fez esse show duas vezes. Em 2013, ela foi a atração principal e reuniu as Destiny’s Child para uma participação especial e, em 2016, ela participou do show do Coldplay, com um momento de destaque para si, apresentando o single “Formation” e protestando contra a brutalidade policial com afro-americanos em rede nacional.


Na época, a performance de “Formation” repercutiu muito e dividiu opiniões. Algumas notícias asseguraram que a NFL não gostou de ver a referência às Panteras Negras feita por Beyoncé. Mas a relação da cantora com a NFL pode ter estremecido de vez em 2017, quando Jay Z recusou convite para cantar com Justin Timberlake no evento, em manifestação a favor de Colin Kaepernick, jogador que foi banido da liga ao se ajoelhar durante o hino nacional (ao invés de ficar de pé), em protesto justamente contra aos maus tratos recebidos por afro-americanos pela polícia norte-americana.

Para completar, Beyoncé e Jay Z lançaram o single “APES**T” no ano passado, com um clipe gravado no Museu do Louvre. Na música, há versos direcionados diretamente aos responsáveis pelo Super Bowl. A música diz “diga à NFL que nós estamos em estádios também”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário