segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Who’s That Girl?!


Moramos numa cidade onde o mundo das artes ainda continua no subterrâneo. Para que um artista potiguar tenha reconhecimento é necessário ganhar fama primeiro em outras regiões para ser notado por aqui. Claro, que existem aqueles que defendem nossa cultura, nosso produto, com unhas e dentes, não perdendo nenhuma apresentação, seja de teatro, música ou exposição de arte.

Nós do Ponto Zero resolvemos iniciar uma série com biografias, novidades e trabalhos de vários artistas do RN, que junto a todos que colaboram ou colaboraram conosco desde o nascimento da página, terão suas produções conhecidas por vocês, internautas que nos acompanham diariamente.

Vamos começar com a escritora, dramaturga, atriz e cantora... Cláudia Magalhães.

A CARREIRA


Dentre seus trabalhos destacam-se as atuações nas peças "O Mito do Andrógeno", "Debacoabete", "As Fúrias", "Relações", "O Oitavo Pecado Capital", "O Caminho das Folhas de Outono" (Adaptação da peça "Macbeth" de Shakespeare), "Humor a Dois", "Neurótica", "Bye, Bye Natal", "A Ópera do Malazarte", "A Farsa do Poder", "Um Presente de Natal" e "O Outro Lado da Lua".

Em 2002, ela participou do primeiro ciclo de leituras dramáticas do Centro Experimental de Formação e Pesquisa Teatral, com: "Entre Quatro Paredes", "Vestido de Noiva", "Édipo" e "Macbeth". Atualmente, canta com Isaque Galvão no musical "Dolores".

Como dramaturga escreveu "Entre Nós” (Dança-Teatro – 2009), "O Outro Lado da Lua", "Um Presente de Natal" (Principais municípios do RN, em 2005), "Terra de Sant'Ana" (Encenado nos municípios de Caicó, Currais Novos, Florânia, Santana do Matos, Povoado Cruz e Natal em 2006 e 2007. (Publicado em livro em 2008), "O Oratório de Santa Luzia” (Mossoró - 2006), "Nossa Senhora dos Navegantes” (Redinha - 2010), "Nossa Senhora da Esperança” (Cidade da Esperança - 2010), "Neurótica" e "ESQUINA DO MUNDO - A hora do Cão Lobo" (Publicado em livro em 2009 e recentemente encenado como musical "Beco da Alma", com Danilo Guanais e direção de João Marcelino.


Claudia é autora de vários contos que publica em sua coluna "Delta de Vênus", da revista Papangu, no blog cultural do jornalista Tácito Costa www.substantivoplural.com.br, em outros sites de entretenimento e no seu blog literário PARAÍSO PERDIDO, www.teatroclaudiamagalhaes.blogspot.com.
LIVROS: "Terra de Sant'Ana" (Teatro - 2008), "Esquina do Mundo - a hora do Cão Lobo" (Teatro - 2009) e "Paraíso Perdido", pela editora Jovens Escribas (Contos - 2011).

De repente, não mais que de repente, eis que surge um sinal luminoso, um gesto positivo, um forte aceno na nossa dramaturgia. Este sinal de luz nos chega com a peça de Cláudia Magalhães, Esquina do Mundo, surpreendente pela qualidade e ousadia. Este Esquina do Mundo é talhado para arrebatar pela criatividade e pela linguagem, surpreender pela ousadia, e, desde já, se inscreve entre as peças mais importantes já escritas no Rio Grande do Norte. E pode, sem dúvida, chocar aqueles que veem a vida e a arte pelo ponto de vista de um congregado mariano. O poeta Jorge de Lima advertia, em seu Invenção de Orfeu: "Se vós não tendes Sal-gema/Não entreis nesse poema”. 

A advertência vale para os que quiserem freqüentar a esquina de Cláudia.

É muito agradável ser surpreendido por uma obra literária de qualidade. No Beco da Lama, numa roda de boêmios, eu soube que Cláudia Magalhães fez um estágio em Nova York, onde ficou conhecida como "The devil sucking mango", Nei Leandro de Castro sobre o livro "Esquina do Mundo - a hora do Cão Lobo”.

22 comentários:

  1. Claudia Magalhães uma das nossas grandes estrelas potiguares. Canta, dança, escreve, representa, dirige, além de uma alma levissima e simpatia absoluta."Um amor de pessoa, adoro!!!!!.
    O ponto Zero arrebentou nessa escolha. Claudinha é um show a parte.

    ResponderExcluir
  2. Claudia é uma criatura surreal.

    ResponderExcluir
  3. Orgulho de ter trabalhado com ela! Linda, talentosa e querida!! Espero que a divulgação desse blog alcance além do meio artístico, o povo de natal está carente de arte! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eita, assim vc me mata Junior Dalberto!!! Grata pelo carinho, estou muitíssimo feliz em ter vc pertinho. Vc é lindo, talentoso e querido demais! Vambora, querido!!!

    ResponderExcluir
  5. Dado, grata pela postagem, pelo carinho e atenção, querido. Estou feliz e orgulhosa em fazer parte do Ponto Zero! Amei!

    Beijos grandes, lindo!

    ResponderExcluir
  6. Eitcha, adorei o surreal, Sheyla! rsrsrs

    Obrigada pela visita, querida!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Eu tive o prazer de encontrar com ela nos bastidores da peça 'A Marquesa Di Fátimo', mas fiquei com receio de chegar perto. Afinal, essas estrelas são conhecidas pelo estrelismo. No entanto, lendo seu perfil, e vendo o quanto é carinhosa, percebi que Cláudia é uma criatura doce e meiga. Já estou virando fã.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. OUVIR FALAR NOS BARES DA RIBEIRA QUE CLÁUDIA NÃO VESTE PRETO, SÓ COME CARNE DE FRANGO E TEM PREFERÊNCIAS POR MÚSICA GÓTICA. COISAs DE ESTRELA. HEHEHEHEHEHE

    ResponderExcluir
  9. Por mais que ela tenha esse jeito de rainha de Alagoas, Claudia é do bem e dar autografo como qualquer outra atriz simples.

    Não sei dessa história dela ser gótica e só comer frango. Só se for os franguinhos humanos.

    ResponderExcluir
  10. Que boa surpresa, mais este espaço! Parabéns ao criador do blog e a Cláudia! Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Ah, Andressa, minha eterna "Ceição" do "Beco da Alma"! Vc é uma querida. Obrigada pelas palavras gentis. Espero que nosso musical volte logo para eu te ver, novamente, brilhando nos palcos! Beijão, lindona!

    ResponderExcluir
  12. Que bom, Ariane Sousa, que vc mudou sua opinião. rsrsrs Da próxima vez, deixe esse receio de lado e chegue junto, moça! Vamos brindar o nascimento de uma nova amizade! Grata pelo carinho. Beijão, querida.

    ResponderExcluir
  13. Espero que ela desça aqui para São Paulo com algum material para eu poder ir conferir junto com meus amigos.

    ResponderExcluir
  14. Tem certeza que essa sou eu Carina Gomes? kkkkkk Adoro me vestir de preto, como "quase" todo tipo de carne - digo "quase" porque algumas ainda não tive a oportunidade - e escuto TODOS os estilos de música - sendo de boa qualidade - embora a minha paixão seja o blues! Tenho várias "Marias" dentro de mim, e por isso procuro sempre ficar bem comigo e com as pessoas ao meu redor, independente do lugar ou da comida. Como já comentei a um amigo querido, "o importante é não confundir Madame Bovary com uma estilista francesa", o resto é festa! Beijão!!!

    ResponderExcluir
  15. Valeu, César, pelas palavras carinhosas. Agora, "Rainha de Alagoas", vai entrar pro meu currículo! kkkkkk Com relação ao franguinho, adoro um franguinho seja o "assado na brasa" ou "o bronzeado de sol"! E quem não gosta? kkkkkk Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Nivaldete Ferreira, que honra te ver por aqui! Adoro teus escritos, querida! Grata pelas boas vibrações. Beijos grandes!

    ResponderExcluir
  17. Oba, Lucas Ferrari! Em breve, estarei por aí, querido. Obrigada pela atenção. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. Pensei que ela tinha casado com Pedro Junior e ido morar em Lisboa. Mas, para minha surpresa, ela continua pelo Brasil. Se Georgeana descobrir, ela está ferrada. Pois roubar o namorado da amiga é um crime hediondo.

    ResponderExcluir
  19. OUVI DIZER NO ALBERTO MARANHÃO QUE ELA ESTÁ GRAVIDA. BABADO!!

    ResponderExcluir
  20. DANIEL OLIVEIRA - RIBEIRA28 de janeiro de 2012 às 08:11

    CLAUDIA É UMA ATRIZ DE PONTA. ADORADA PELOS CRÍTICOS E OVACIONADA PELA MASSA.

    ADORO ELA!

    ResponderExcluir
  21. Pois é Amiga Claudinha, olha que eu peguei a história bem no comecinho. Te mandei uma carta quando da encenação do teu primeiro texto para um espetáculo que já tinha uma tradição na cidade, lembras? Era o novo,o diferente, o surpeendente!. Até me assustou, confessei na época.De tudo, restou o sucesso do teu trabalho que permanece até hoje! Para a minha grande satisfação.E o prazer de TODOS! Beijos

    ResponderExcluir
  22. Ela merece tudo de bom na vida.

    ResponderExcluir