terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Faustão passa por novo transplante em São Paulo; desta vez, no rim

Fausto Silva, conhecido como Faustão, passou por um novo transplante de órgão em São Paulo.

A informação foi confirmada via boletim médico divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, nesta terça-feira (27).

Segundo a entidade de saúde, o apresentador de 73 anos deu entrada no último domingo (25) já para se preparar para receber um rim de outro paciente, devido a um agravamento de uma doença renal crônica.

A cirurgia prontamente aconteceu, com sucesso, na manhã da última segunda-feira (26).

O apresentador segue em observação para adaptação do órgão e acompanhamento de quadro clínico.

Este é o segundo transplante de órgão do veterano da TV brasileira em menos de um ano. Em agosto passado, ele recebeu um novo coração, também em estado de emergência.


Veja íntegra da nota enviada à imprensa:

O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 25 de fevereiro para preparação para um transplante de rim, em função do agravamento de uma doença renal crônica, após o Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado. A cirurgia aconteceu, sem intercorrências, na manhã de ontem (26). O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico.

O apresentador passou por um transplante de coração no dia 27 de agosto de 2023. O veterano de 73 anos estava internado na Unidade de Terapia Intensiva desde o dia 5 de agosto do mesmo ano após o agravamento do quadro de insuficiência cardíaca.

A rapidez no transplante se deu pelo quadro clínico que possibilitou prioridade na fila. Fausto Silva entrou na fila do SUS para doação de um coração e ficou na 2ª posição, na ordem de prioridade. O órgão chegou para ele após a recusa da equipe médica do paciente que estava na posição de número um. A motivação para a recusa pode ser múltipla.

Na 1ª entrevista que deu após transplante de coração, o radialista diz se sentir ótimo. “Por mim, eu saía daqui amanhã. Estou abismado com a minha recuperação. Não tenho nada para reclamar. Sinto apenas uma leve dor nas costas. É um detalhe perto de tudo que aconteceu”, disse ele.

O veterano deixou o programa diário que fazia na Band antes de fazer o transplante de coração, passando o bastão para seu filho João Guilherme e para Anne Lottermann. Ele seguiu para o canal após saída da Globo, em 2021, depois de 32 anos no canal.

Vale lembrar que o radialista ganhou destaque na própria Rede Bandeirantes, onde, no fim da década de 1980, tocou um programa intitulado “Perdidos na Noite”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário