domingo, 11 de junho de 2023

The Weeknd e sua história na música

 

Abel Makkonen Tesfaye, mais conhecido por seu nome artístico The Weeknd, é um cantor, compositor, ator e produtor musical canadense. Conhecido por sua versatilidade sonora e lirismo sombrio, suas músicas exploram temas de escapismo, romance e melancolia, e é frequentemente inspirada em experiências pessoais.

Ele ajudou a expandir a paleta musical do R&B, ao incorporar influências indie e de música eletrônica; seu trabalho é classificado como R&B alternativo.

Em 2010, ele disponibilizou anonimamente várias canções no YouTube sob o nome "The Weeknd" e, em 2011, lançou as aclamadas mixtapes House of Balloons, Thursday, e Echoes of Silence. Suas mixtapes foram posteriormente remasterizadas e relançadas na coletânea Trilogy (2012).

O cantor já teve quatro álbuns de estúdio número 1 (Beauty Behind the Madness, em 2015; Starboy, em 2016; My Dear Melancholy, em 2018; e After Hours, em 2020), e um no. 2 (Kiss Land, em 2013) na parada estadunidense Billboard 200. Tesfaye já teve dez canções que chegaram ao top 10 na Billboard Hot 100: "Love Me Harder", com Ariana Grande; "Earned It"; "I Feel It Coming"; "Pray for Me", com Kendrick Lamar; "Call Out My Name"; além das cinco que chegaram à primeira posição "The Hills", "Can't Feel My Face", "Starboy", "Heartless" e "Blinding Lights". Em 2015, ele se tornou o primeiro artista a ocupar simultaneamente as três primeiras posições da parada estadunidense Billboard R&B Songs com "Can't Feel My Face", "Earned It" e "The Hills".

Tesfaye já ganhou três prêmios Grammy, dezenove Billboard Music Awards, seis American Music Awards, quinze Juno Awards, e foi indicado a um Oscar. Ele já vendeu mais de 70 milhões de discos nos Estados Unidos, tornando-se um dos artistas de maior venda do mundo.

Em 2015, ajudou a produzir e colaborou com duas músicas, "Earned It" e "Where You Belong" na trilha sonora do filme "Fifty Shades of Grey".

Seu segundo álbum, Beauty Behind the Madness, foi o primeiro do cantor a chegar à primeira colocação na tabela Billboard 200. Inclui os singles de primeira colocação nos EUA e Reino Unido "Can't Feel My Face" e "The Hills", junto com o single de top-cinco (também nos EUA e no Reino Unido) "Earned It". As três canções estiveram simultaneamente nas três primeiras colocações na tabela Billboard Hot R&B, fazendo de Tesfaye o primeiro artista da história a realizar tal proeza.

Em 2016, lançou o seu terceiro álbum de estúdio, Starboy, cujo tema homônimo se tornou o terceiro nº 1 de Tesfaye nas tabelas musicais principais dos EUA e Reino Unido.

Em 30 de março de 2018 lançou o EP My Dear Melancholy, contendo 7 músicas, incluindo o single "Call Out My Name", que chegou ao top seis da Billboard. Embora Tesfaye não tenha confirmado, os fãs acreditam que The Weeknd tenha escrito as músicas do EP sobre seu término com as ex-namoradas Selena Gomez e Bella Haddid. Em "Call Out My Name", quando canta "I almost cut a piece of myself for your life", o cantor pode estar se referindo ao transplante renal que Gomez realizou enquanto estavam juntos.

Em dezembro de 2019, The Weeknd lançou "Blinding Lights" e "Heartless", dois singles do seu aguardado quarto álbum After Hours, que faria sua estreia em 2020. Em 2021, o single "Blinding Lights" virou a canção mais bem-sucedida da história do Billboard Hot 100, permanecendo por 90 semanas no chart, até setembro de 2021.

Também em 2021, The Weeknd se envolveu em uma polêmica com a organização do Grammy Awards. Mesmo com o sucesso dos singles e do álbum, o cantor não foi indicado a nenhuma das categorias do prêmio, e disse que o Grammy "estava morto" para ele.

Mesmo assim, continuou lançando hit atrás de hit: além do seu nostálgico/anos 80 "Take My Breath", The Weeknd também participou de featurings com nomes como Ariana Grande, no remix de "Save Your Tears", e Doja Cat, em "You Right".

Atualmente ele está divulgando sua nova música, em parceria com a Madonna, "Popular".

Nenhum comentário:

Postar um comentário