Beyoncé (1981) é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz norte-americana de música R&B e pop. A cantora é considerada a mulher do século no mundo pop.
Beyoncé Giselle Knowles Carter (1981) nasceu em Huston, Texas, nos Estados Unidos, no dia 04 de setembro de 1981. Cantava no coral do colégio e da igreja que frequentava. Começou sua carreira com oito anos, no grupo musical “Girl’s Tyme”, formado por garotas que cantavam e dançavam. Em 1996, o grupo mudou o nome para “Destiny’s Chil”.
Entre 1998 e 2004, Beyoncé se destacou como a principal cantora do grupo. Durante esse período já atuava na carreira solo. Em 2003, estreou com o álbum “Dangerously in Love”, que logo alcançou o primeiro lugar em vendas. A música “Crazy in Love”, que teve a participação do rapper Jay-Z, se manteve por oito semanas em primeiro lugar nas paradas. Em 2005, o grupo encerrou suas atividades.
Em 2006, Beyoncé lançou seu segundo álbum “B Day”, com canções de sua autoria, que foi indicado em diversas categorias no Grammy Award, em 2007, conquistando o Best Contemporary R&B álbum. Em 2008, a música “Single Ladies”, lançada em seu terceiro álbum, com um ritmo dançante, e letra fácil e repetitiva, alcançou o público infantil e adolescente. O sucesso mundial recebeu o Grammy Award, como a melhor Performance Vocal Feminina de R&B.
Em 2010, lançou “Beyoncé: I’Am World Tour” (DVD e CD), gravado ao vivo durante a turnê do show “I Am... Tour”, realizado entre março de 2009 e fevereiro de 2010, com repertório que alterna baladas chorosas como “Halo”, que foi a música mais executada nas rádios brasileiras em 2009, com canções dançantes que misturam as batidas do hip-hop à soul music das décadas de 60 e 70, alcançou o topo da Billboard Music DVD, e recebeu a classificação de disco duplo de platina.
Em 2010, Beyoncé se apresentou no Brasil, no estádio do Morumbi, em São Paulo, para um público de 60 mil pessoas. Apresentou-se também no Rio de Janeiro e em Salvador. No ano seguinte lançou seu quarto disco que permaneceu no topo das paradas do álbun Billboard 200, pela terceira semana consecutiva.
Como atrz, Beyoncé iniciou sua carreira em 2001, com o filme para TV intitulado “Carmem: A HipHopera”. No ano seguinte atua em “Austin Powers”, onde estreou sua primeira canção solo. Atuou também em: “Registrando as Tentações” (2003), “A Pantera Cor de Rosa” (2006), “Dreamgirls” (2006), “Cadillac Records” (2008), “Obsessiva” (2009), “Beyoncé: Life is But a Dream” (2013).
Beyoncé é casada com o rapper Jay-Z, com que tem uma filha chamada Blue Ivy Carter, nascida em 7 de janeiro de 2012. Empresta sua imagem para uma série de grifes. Mantém uma fundação, a Survivor, que presta assistência a pobres e a vítimas de catástrofes como a destruição de Nova Orleans pelo furacão Katrina. Seu cachê no filme Cadillac Records, no qual interpretou a cantora Etta James, foi revertido para associações que cuidam de viciados em drogas. Na eleição presidencial de 2008, esteve engajada na campanha de Obama.
Beyoncé é considerada uma das melhores cantoras de sua geração e possui sete singles que alcançaram o primeiro lugar na Billboard Hot 100. Ao longo de sua carreira solo, ela já vendeu 200 milhões de discos em todo o mundo, fazendo dela uma das artistas recordistas em vendas globais. Beyoncé acumula exatos 32 Grammys, sendo a maior vencedora da história da premiação. A Revista Billboard colocou-a em quarto lugar na lista dos melhores artistas da década de 2000, aparece também no nono lugar, com o grupo Destiny's Child.
Em fevereiro de 2010, a RIAA listou Beyoncé como a artista que mais recebeu certificações na década. No mesmo ano, o VH1 colocou a cantora no número 56 em sua lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos.
Em 2011, durante a premiação do Billboard Music Awards, Beyoncé recebeu o prêmio de Billboard Millennium Award. No mesmo ano, a Forbes listou as mulheres afro-americanas mais poderosas nos Estados Unidos e colocou Beyoncé em primeiro de sua lista. E, em 2012, o VH1 colocou Beyoncé no número 3 em sua lista das 100 Grandes Mulheres na Música ficando atrás apenas de Madonna e Mariah Carey.
Em 15 de junho de 2022, Beyoncé anunciou oficialmente seu sétimo álbum de estúdio, intitulado Renaissance.[230] O álbum foi lançado em 29 de julho de 2022. O primeiro single do Renaissance, Break My Soul, foi lançado em 20 de junho de 2022. A canção se tornou o 20º single de Beyoncé a alcançar o top dez da Billboard Hot 100, e ao fazer isso, Beyoncé iguala o recorde de Paul McCartney e Michael Jackson, como os únicos artistas na história (se tornando a primeira mulher) da Billboard a conquistar 20 singles top 10 em carreira solo e 10 com um grupo musical.
Renaissance estreou em primeiro lugar na parada Billboard 200, e ao fazer isso, Beyoncé se tornou a primeira artista feminina a ter seus primeiros sete álbuns de estúdio estreando no número um nos Estados Unidos.
Break My Soul simultaneamente subiu para o número 1 na Billboard Hot 100. Em 2022 a cantora lançou seu sétimo álbum de estúdio Renaissance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário