Criado em 1997, o Keane surgiu no cenário musical como um quarteto. Formado por colegas de escola da cidade de Battle, East Sussex, na Inglaterra, o grupo se apresentava como banda cover antes de lançar seus dois primeiros singles, 'Call Me What You Like' e 'Wolf At the Door', que não lhes renderam reconhecimento algum.
Como o sucesso custava a chegar e as diferenças se tornaram mais constantes, a saída de um dos integrantes foi inevitável. O guitarrista Dominic Scott deixou a banda em 2001 e apenas após este episódio é que o Keane começou a despontar como uma grande revelação do rock britânico.
O trio remanescente então partiu para uma nova sonoridade, conservando em suas canções apenas a bateria, o piano e o vocal. Fórmula esta que deu certo e atraiu a atenção de Simon Williams – que também descobriu o Coldplay – do selo Fierce Panda. Desta parceria surgiram os singles, 'Everybody's Changing' e 'This Is the Last Time', dois grandes sucessos de 2002 que rendeu aos músicos um contrato com a gravadora Island Records.
Em 2004 chega às lojas o álbum de estréia, Hopes and Fears, que finalmente deu visibilidade ao trio e o sucesso esperado desde o início. 'Everybody's Changing' virou hit nas rádios mundiais e levou o prêmio Ivor Novello de Música do Ano. Na mesma época, em 2005, o grupo recebeu dois Brit Awards, um para Melhor Revelação Britânica e outro para Melhor àlbum Britânico, além de uma indicação ao Grammy.
A faixa 'Somewhere Only We Know' também ganhou destaque, alcançando boas posições nas paradas ao redor do mundo e ficando em terceiro lugar no Top Britânico. Naquele ano, o disco foi recorde de vendas no Reino Unido, perdendo apenas para o álbum de estréia do grupo Scissor Sisters.
Para ganhar mais notoriedade, a banda abriu diversas apresentações da turnê mundial do U2, e como já era de se esperar, as comparações com os irlandeses começaram a surgir.
Em junho de 2006, Tom Chaplin, Tim Rice-Oxley e Richard Hughs produziram e lançaram o segundo projeto do Keane, o álbum Under the Iron Sea. Como em time que está ganhando, não se mexe, os integrantes recorreram ao produtor Andy Green, o mesmo do disco anterior, e decidiram não mudar a fórmula que agradou o público, apenas adicionaram um pouco mais de peso em suas composições.
Entre as canções, 'Is It Any Wonder', 'Crystal Ball', 'Nothing in My Way' e 'Put It Behind You' destacam-se dentre as 11 faixas que compõem o álbum. Na semana de estréia, ele já permanecia em ótimas posições nas paradas, ficando em quarto lugar no Top 200 da Billboard e no topo das paradas britânicas.
Em 2007, eles passaram pelo Brasil e se apresentaram em São Paulo e no Rio de Janeiro, divulgando a turnê do álbum recém-lançado. Com a adição de guitarra elétrica, sintetizadores e a influência do rock oitentista, o grupo retorna em 2008 com o terceiro álbum, Perfect Symmetry, muito elogiado pela crítica especializada.
Após deixar de lado o romantismo excessivo do disco de estréia, o trio mostra que amadureceu durante estes seis anos de carreira e o resultado é conferido pelos fãs nas canções 'Spiralling', 'Again and Again' e na faixa título 'Perfect Symmetry'.
Apesar de ser um dos alvos principais da màdia em comparações com outras bandas inglesas, o Keane parece não estar muito preocupado com as possàveis semelhanças encontradas entre eles e outros grupos. Numa época em que o cenário musical britânico ferveu, em meio a tantas outras bandas, o trio foi um dos poucos que conseguiu destaque, e mais que isso, conseguiu perpetuar o sucesso inicial.
Iniciam longa turnê e em 2009 vêm ao Brasil, para depois seguir para o Japão e demais lugares. Em agosto voltam ao Japão e parte da àsia, como a Coréia do Sul. Em maio de 2010 lançam o EP Night Train que acabou sendo considerado um álbum de estúdio pela quantidade de músicas: 09 faixas no total. A canção "Stop For A Minute" conta com a colaboração do rapper K'Naan e "Ishin Denshin (You've Got To Help Yourself)" tem a participação da cantora japonesa Tigarah.
Night Train foi gravado enquanto o grupo realizava a turnê de divulgação do álbum Perfect Symmetry de 2008. Em fevereiro de 2011, Jesse Quin passou a ser um membro oficial da banda.
Strangeland foi lançado em 4 de Maio, se tornando Top 10 nas paradas de muitos países (incluindo o Brasil). O primeiro single, "Silenced by the Night" tornou-se um hit em vários países europeus. O segundo single, "Disconnected", foi lançado em 20 de abril de 2012 na Alemanha, Suíça e Áustria.
Em 2013 fizeram várias shows pelo mundo. Para comemorar dez anos incríveis de sucesso, Keane lançou o álbum The Best of Keane no dia 11 de novembro de 2013. O álbum se tornou disco de ouro e The Best of Keane entrou nas paradas do Reino Unido na posição 10 e foi número 10 nas lojas do iTunes em 23 países.
Após isso, a banda decidiu entrar em um hiato sem data para retorno. Tom esteve em carreira solo por algum tempo e lançou The Wave, fazendo turnês com a nova banda e, também, um cd só com músicas natalinas -- segundo ele (que já é pai de uma garotinha de nome Freya) para compensar todos os Natais em família que ele 'estragou' ao longo dos últimos anos.
Em 2019, após 6 anos de pausa, foi anunciado oficialmente o retorno da banda e o lançamento de um novo álbum. Cause and Effect é o quinto disco de estúdio da banda e foi lançado em setembro do mesmo ano e contou com dois singles.
A banda foi obrigada a interromper a turnê de divulgação do CD Cause and Effect devido à pandemia de COVID-19. Em 2021 a banda lançou o EP Dirt, contendo quatro canções: "Dirt", "Nothing to Something", "Burning the Days" e "November Day". A banda retornou aos palcos em agosto de 2021 no Hampton Court Palace Festival, em Londres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário