quinta-feira, 16 de maio de 2013

De acordo com pesquisa, o Brasil é um dos 10 países mais perigosos para jornalistas



Esses dias, como faço de costume, entrei na página da Comunique-se e li uma resenha que falava sobre os perigos da profissão do jornalista no Brasil. O que não é de se espantar em se tratando do nosso país.
O Brasil está entre os dez países mais perigosos para jornalistas, de acordo com o relatório do Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ) divulgado nessa quinta-feira, 2, véspera do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. O levantamento leva em consideração o índice de impunidade em casos de comunicadores assassinados.
O ranking é liderado por Iraque, Somália e Filipinas. Casos de 2003 até o fim de 2012 são estudados. No Brasil, a análise identificou nove ocorrências não resolvidas e destacou os quatro assassinatos de jornalistas ocorridos em 2012.
O Brasil não é o único a publicar matérias que vão contra os interesses de algumas pessoas. Mas por ser um país famoso pela impunidade, casos de atrocidades contra os jornalistas terminam em tragédias não solucionadas. Não podemos esquecer que em muitos casos, os crimes nem são físicos. Existem as chantagens, jogo de interesses por parte de governos e do corporativismo e compra do silencio. As ameaças são inúmeras.
Lembro-me muito bem dos exemplos de alguns professores de Jornalismo da UFRN, quando citavam a ética jornalística e suas desvantagens. Sempre tinham como exemplo a revista Veja, que por, em muitos casos, não procurar ser parcial, terminava monopolizando e distorcendo informações de cunho governamental, mesmo que outras publicações mostrassem os fatos como verdadeiramente ocorridos.
Não estou dizendo que em certos casos os jornalistas também não tenham lá sua parcela de culpa. A corrupção e esquemas que rendem muito dinheiro, sempre atraem os mais diferentes tipos de profissionais. E por que jornalistas?!
 “Três das quatro vítimas trabalhavam em publicações digitais. Entre elas, o editor Mario Randolfo Marques Lopes, que havia coberto incisivamente corrupção no governo e má conduta policial. Repórteres do interior, trabalhando longe dos holofotes da mídia nacional e em áreas onde a aplicação da lei é fraca ou sujeita à corrupção, têm sido especialmente vulneráveis no Brasil”, diz o estudo.
De acordo com a consultora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Veridiana Sedeh, o envolvimento de policiais nos assassinatos agrava a situação. “Há casos em que as próprias autoridades cometem os crimes e, posteriormente, dificultam a investigação.”
[retirado de Comunique-se]
Para muitos estudiosos, grande parte da culpa da impunidade no Brasil está nas mãos de alguns policiais e políticos, que com a oferta de dinheiro fácil pelo tráfico de drogas e outros tipos de crimes, terminam atrapalhando as investigações.
Até quando o povo brasileiro vai deixar nosso país nas mãos de pessoas assim? Até quando a impunidade será uma das maiores estatísticas do Brasil?