domingo, 13 de agosto de 2023

Morre MC Katia, uma das precursoras do funk carioca, aos 47 anos


Morreu aos 47 anos MC Katia, uma das precursoras do funk carioca. A cantora faleceu na tarde deste domingo (13).

A funkeira passou por complicações médicas, após se submeter a uma cirurgia para a retirada de um mioma no útero. Depois do procedimento cirúrgico, a cantora precisou amputar parte do pé e a perna, por conta de trombose. Ela também sofreu pneumonia nos últimos dias.

O portal G1 confirmou a morte de MC Katia com a filha da cantora, Michele Marques. “Ela morreu por volta das 16h. Não resistiu”, disse. O mesmo veículo conversou, também, com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio que reiterou o falecimento da paciente.

MC Katia estava internada no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro do Rio de Janeiro. Pelas redes sociais, as últimas postagens mostram a cantora com a perna amputada. Ela chegou a fazer uma “vaquinha online” para aquisição de uma prótese.

Conhecida pela alcunha “A Fiel”, MC Katia fez muito sucesso no funk no começo dos anos 2000. Emplacou hits como “Ata Vai Me Pegar” e “Cabeça Pra Baixo”, sempre com um estilo direto e irônico, similar ao que Tati Quebra Barraco, contemporânea carioca de Katia, faz.

Em 2008, ela sofreu um acidente que a fez se afastar da vida artística e se afundar em um quadro depressivo. Já em 2020, ela ressurgiu quando a faixa “Ata Vai Me Pegar” ganhou fôlego nas redes sociais — especialmente, o TikTok.

Em novembro deste mesmo ano, MC Katia voltou aos holofotes quando participou do videoclipe da canção “Rainha da Favela“, de Ludmilla, sentada numa espécie de “Santa Ceia do Funk” ao lado de MC CarolTati Quebra Barraco, Lud e Valesca Popozuda.

Assim que a notícia da morte de MC Katia correu as redes sociais, homenagens para a artista começaram a surgir. Tati Quebra Barraco, Pocah e outras pessoas escreveram sobre a artista.

Você é o funk, você é a rainha da favela, você é a voz, você sou eu, e eu sou você. Nós e tantas outras fizemos essa história. Você viverá eternamente em mim e no funk”, escreveu Tati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário