Barbenheimer, o fenômeno do marketing e dos cinemas causado pela estreia simultânea de dois filmes tão opostos entre si, continua a todo vapor. Uma semana após a estreia, Barbie e Oppenheimer já possuem mais de US$ 1 bilhão em bilheteria globalmente, quando somamos a arrecadação dos dois longas.
Na segunda semana em cartaz, tanto a comédia Barbie, de Greta Gerwig, quanto a cinebiografia Oppenheimer, de Christopher Nolan, mantiveram um desempenho satisfatório de bilheteria. Os números são não apenas impressionantes no geral, mas também para uma semana pós-estreia, quando há uma queda natural na arrecadação, mas que não foi tão sentida por ambas as produções.
Os números de Barbie e Oppenheimer
Só no último final de semana, entre os dias 28 e 30 de julho, Barbie arrecadou US$ 93 milhões globalmente em bilheteria. Isso representa uma queda de 46% em relação ao desempenho no fim de semana de estreia, mas a porcentagem costuma ser muito maior em outros blockbusters — provando que o interesse no filme continua alto.
No Brasil, filme da Barbie já é segunda maior estreia da história
Já Oppenheimer chegou aos US$ 46,6 milhões a mais. O longa dirigido por Christopher Nolan segue atrás da produção sobre a boneca da Hasbro, mas possui um desempenho acima do esperado pelo estúdio.
A Universal Pictures confirmou ainda que esse é o primeiro longa-metragem de classificação indicativa Restrita (menores de 17 anos apenas acompanhados de pais ou responsáveis) a arrecadar US$ 10 milhões diários ao longo de uma semana inteira.
Ao todo, Barbie já ultrapassou os US$ 750 milhões arrecadados e, no momento de publicação desta matéria, já é o terceiro maior lançamento nos cinemas de 2023 — perdendo apenas para Guardiões da Galáxia Vol. 3 (US$ 844 milhões) e Super Mario Bros.: O Filme (R$ US$ 1,35 bilhão).
Já Oppenheimer chegou aos US$ 400 milhões, tornando-se o longa-metragem mais rentável do diretor Christopher Nolan.
Concorrência difícil
Como consequência da dominação da dupla e a presença ainda massiva nas salas de cinema, as duas estreias deste fim de semana não tiveram chance em bilheteria. A nova adaptação de Mansão Mal-Assombrada, baseada no passeio da Disney de mesmo nome, fechou o fim de semana com US$ 33 milhões em bilheteria — valor equivalente a cerca de 20% do orçamento da produção.
Já o terror independente Fale Comigo, que foi bem recebido pela crítica, conseguiu um ótimo desempenho para uma produção menos cara do estúdio A24, mas bem distante dos demais: foram US$ 10 milhões obtidos globalmente, que já é o dobro do valor gasto na produção.
O sétimo capítulo da franquia Missão Impossível caiu para quinto nas bilheterias, visivelmente prejudicado pela onda Barbenheimer e agora somando US$ 448 milhões arrecadados.
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