terça-feira, 10 de maio de 2022

American Life, da Madonna, um álbum que envelheceu como o vinho


Na minha opinião, "American Life" foi um álbum que envelheceu como o vinho. Tanto que atualmente a própria crítica especializada e fãs que antes não gostavam tanto assim, tem uns olhar diferenciado e super positivo sobre o álbum.

"American Life" foi um trabalho que quase custou a carreira da Madonna novamente. A outra vez havia sido 11 anos atrás, com o álbum "Erorica". "American Life" é um trabalho com uma temática bem séria, tocando nas feridas do público estadunidense. Aqui ela faz duras críticas ao governo de George Bush na época, bem como o chamado "American way of life". Traduzindo, seria algo como "modo americano de vida". Também faz críticas à guerra contra o Iraque.

O desastre também de 11 de setembro também teve um impacto no que Madonna viria a fazer no seu próximo álbum, que viria a ser o "American Life". Mas mais do que contexto político, Madonna nos traz questionamentos para refletir a nossa própria vida. Em tempos obscuros, o que podemos fazer para achar uma luz no fim do túnel. Reavaliar conceitos, definindo realmente o que realmente importa na vida. O resto não passa de efemeridade.

Ela questiona aqui o materialismo excessivo também, onde estamos tão obcecados em "ter" que esquecemos realmente de "ser". Musicalmente é um álbum de folktronica, misturando elementos do folk com a música eletrônica, além de ter também influências em músicas do eurotechno e electroclash. Trouxe os singles "American Life", "Hollywood", "Nothing Fails" e "Love Profusion".


"American Life" teve em seu lançamento críticas de mistas para negativas. Eles não gostaram de Madonna politizada, achando entediante o trabalho e bem confuso. Até uma parte dos fãs estranhou o trabalho. Nos Estados Unidos meio que o álbum recebeu um boicote e foi seu primeiro álbum de estúdio a não vender 1 milhão de cópias pelo menos por lá. No resto do mundo teve um sucesso morado, vendendo cerca de 4 milhões de cópias mundialmente.


"American Life" com o passar dos anos foi visto como a frente do seu tempo, e passou a ser apreciado por muitos. Tanto que se tornou um verdadeiro clássico de Madonna, tendo diversas pessoas que o veneram. Eu costumo dizer que ele finalizou a trilogia "existencialista" de Madonna, que começou lá no "Ray of Light", passou por "Music" e terminou no "American Life". Acredito que estes álbuns se conectam de alguma maneira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário