segunda-feira, 17 de junho de 2013

Daft Punk | Duo francês atinge ápice como álbum “Random Access Memories”


Random Access Memories”, quarto disco da carreira do Daft Punk, e primeiro pela Columbia Records, após 17 anos de contrato pela gravadora Virgin, se torna o melhor trabalho de Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter, de acordo com 90% das críticas especializadas pelo globo.

A venda no mercado nacional, o álbum mais orgânico do duo francês de música eletrônica, atinge seu ápice, sem deixar seus sintetizadores de lado, numa linha pop feita especialmente para fisgar o mercado e trazer novos fãs para a banda.

A melhor faixa bem que poderia ser a #1 da parada mundial “Get Lucky”, parceria do Daft Punk com o rapper e produtor norte-americano Pharrell Williams. Mas ao ouvir a melodiosa “Instant Crush”, dueto com Julian Casablancas, ela toma facilmente o lugar de destaque em seu MP4. Eu, e grande parte de meus amigos, podemos facilmente atestar isso.


A essência de “Random Access Memories” está no convite à dança feito de forma leve, evocando a época da disco music, a era dos globos espelhados, como fica claro nas músicas “Give Life Back to Music” e “Lose Yourself to Dance”, que ainda possui os acordes da guitarra do veterano Nile Rodgers.

Na faixa “Giorgio by Moroder”, onde o grupo combina discursos biográficos do produtor italiano com batidas robóticas, a sensação é de estarmos escutando uma prévia de “I Feel Love”, de Donna Summer, cantora lançada no mercado fonográfico por Moroder. O projeto também pontua sons épicos com orquestras e coro, coisa evidente na faixa “Touch”.

Não tem como não fazer a festa com “Random Access Memories”. O disco se encontra desde seu lançamento no topo dos mais vendidos de todo planeta, e seu primeiro single, “Get Lucky”, não fica atrás.